"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

terça-feira, 17 de maio de 2011

PROFESSORA DO RIO GRANDE DO NORTE SINTETIZA O QUADRO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Vale a pena dedicar uns oito minutos, aproximadamente, para escutar o desabafo da professora Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte, em audiência na assembléia legislativa daquele estado. Menos proveitoso não será, entretanto, uma boa reflexão sobre o tratamento destinado à educação pelos gestores brasileiros, conforme é instigado pela aguerrida educadora.



Post dedicado à minha amiga Irene Rios, ao meu irmão Bruno Paulino e a todos os educadores deste Brasil.

2 comentários:

  1. Segundo Içami Tibi: "Quem Ama, Educa!", Paulo Freire nos diz "que amar é um ato de coragem",fazendo um somatorio da ideia dos dois: "Educar: é um ato de amor e coragem",Educar é uma ação ideologico,para muitos professores, é um pouco escandaloso falar em política e em educação ao mesmo tempo, mas os sujeitos e os discursos não são livres de carga ideologica, Os Discursos em torno da Educação no Brasi são Dubios: por exemplo pergunte na rua a qualquer pessoa "qual a solução imediata pra nação?" é bem provavel que a resposta seja "Educação", agora pergunte a qualquer jovem de 17 anos "Qual profissão ele quer exercer no futuro?" ele dificilmente respondera que quer ser "professor", tendo em vista a dualidade dos discursos encerro com o Maior Educador do Mundo,o primeiro, Aliás, que viu a educação como um ato politico: "Os opressores, falsamente generosos, tem necessidade para que a sua "generosidade" continue tendo oportunidade de realizar-se, da permanencia da injustiça."

    Por Bruno Paulino...
    Sigamos na luta pelas Memórias.

    ResponderExcluir