"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

MULTAS DE TRÂNSITO: ÓRGÃOS E ENTIDADES TERÃO QUE PRESTAR CONTAS

Projeto aprovado na Câmara dos Deputados obriga a União, Estados e municípios a divulgarem os valores obtidos com multas de trânsito a cada três meses. Além disso, eles também terão de detalhar o destino dado aos recursos.

Autor do texto, o deputado Marcos Montes (DEM-MG) alega que a obrigatoriedade de divulgar os valores obtidos com as infrações de trânsito deve inibir a chamada “indústria” da multa, já que será possível acompanhar a evolução no caixa de cada um dos órgãos envolvidos.

Segundo o parlamentar, a fiscalização é necessária porque é comum o uso dos recursos arrecadados com multas em outras áreas ou até para garantir o superávit nas contas públicas.

Para o deputado, a divulgação também vai garantir o repasse de 5% do dinheiro arrecadado com motoristas infratores para o Fundo Nacional de Trânsito, criado para fomentar campanhas de educação e segurança no trânsito em todo o país.

Aprovado em caráter conclusivo, o texto segue direto para o Senado. Se aprovado, segue para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff (PT).

Fonte/Créditos: BAND.COM.BR / Davi Franzon, do Metro SP