"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

QUIXERAMOBIM DISCUTE MOBILIDADE URBANA


Foi realizado, nos dias 26 e 27/08, sexta e sábado, respectivamente, na cidade de Quixeramobim, sertão central do estado do Ceará, o seminário: Mobilidade Urbana – Educação e Fiscalização de Trânsito como Instrumentos de Cidadania. O evento aconteceu nas dependências do auditório do Hotel Veredas do Sertão e foi idealizado por Luis Carlos Paulino, subtenente da Polícia Militar do Ceará e Bacharel em Direito, que abordou o tema: a importância da fiscalização para a consecução do transito seguro, com enfoque na relação de direitos e deveres no âmbito da municipalidade. Por outro lado, os temas, a importância da educação e o viés psicológico presente nas relações humanas que desenvolvem no contexto do trânsito ficaram a cargo das professoras Irene Rios do estado de Santa Catarina e Renata Toscano do estado da Paraíba (palestrantes do evento reunidos na foto acima).
O seminário teve como público alvo professores, estudantes, líderes comunitários, agentes de trânsito, profissionais liberais como advogados, engenheiros de tráfego, diretores de auto-escolas, condutores de veículos automotores e profissionais da comunicação. Para a realização do evento de caráter estadual os organizadores contaram com o apoio institucional da Prefeitura de Quixeramobim, Caixa Econômica Federal – Agência Quixeramobim, Autarquia Municipal de Transito, Secretarias Municipais da Educação e da Saúde, além do deputado estadual Cirilo Pimenta, presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Roberto Mota Almeida, veículos de comunicação, entre outros.
Durante a abertura oficial do seminário participaram da mesa as seguintes personalidades: Prefeito Edmilson Júnior, presidente da Câmara Municipal Carlos Roberto Mota Almeida, Deputado Estadual Cirilo Pimenta, organizador do seminário Luís Carlos Paulino, Comandante da Companhia Provisória da Polícia Militar: Major PM Santos, Gerente da Agência da Caixa em Quixeramobim João Paulino, Advogada representando o escritório DUO Advocacia, Dra. Vitória Braga, Vereador Everardo Júnior, Mestranda em Educação e Especialista em Ambiente, gestão e Segurança de Trânsito e em metodologia de Ensino Irene Rios e a Psicóloga e Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional Renata Toscano (foto abaixo). Durante sua fala, o Prefeito Edmilson Júnior assumiu compromisso no sentido de que o município de Quixeramobim passe a disseminar os assuntos abordados no seminário, durante as aulas regulares nas escolas da rede municipal de ensino.

Observação: texto adaptado do blog do jornalista Crisanto Teixeira - http://crisantoteixeira.blogspot.com/. Crédito das fotos para o profissional Jucivan Alves de Sousa.