"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

AINDA SOBRE SALÁRIO E (DES)VALORIZAÇÃO DO POLICIAL

O jornal DIÁRIO DO NORDESTE de hoje, 25/11/2010, traz reportagem acerca de discussões ocorridas na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará sobre o tema (des)valorização do policial, enfatizando a questão da PEC 300, anseio maior da categoria.


Abaixo, íntegra da matéria:

A demora na votação da proposta de emenda à Constituição brasileira para beneficiar policiais motiva protestos

O deputado Ely Aguiar (PSDC) reclamou, ontem, durante pronunciamento na Assembleia, que após o período das eleições o Governo Federal deixa claro que não vai apenas procrastinar a votação da PEC 300 (Proposta de Emenda Constitucional), mas "implodir". "Mais uma vez os policiais são enganados. O tempo está passando e a gente espera uma postura correta dos nossos parlamentares em Brasília com a aprovação dessa matéria tão importante", ressaltou.

A PEC 300 propõe unificar os salários dos policiais e bombeiros de todo o País, tendo como base a mais alta remuneração em vigor, que é a do Distrito Federal. Segundo Ely Aguiar, foi compromisso feito pelos parlamentares no Congresso Nacional de levar a mensagem para votação, lembrando que ela já foi votada em primeiro turno.

O deputado aponta que agora o discurso do Governo Federal é que União e Estados não têm condições de arcar com o piso nacional para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, entretanto ele acredita que há sim recursos para isso. "Taí o Bolsa Família que atende as pessoas que não produzem e estão desempregadas. Nesta campanha nós tivemos a promessa da Dilma de aumentar o Bolsa e tivemos a promessa do Serra de criar o 13º para o Programa, então tem dinheiro", conclui.

O deputado disse não acreditar que possa ser feita uma segurança pública de qualidade sem garantir salário digno ao policial seja ele civil ou militar. A exemplo do Ceará, Ely Aguiar diz haver 300 policiais suspeitos em participar de crimes, lembrando que dois policias foram preso acusados de darem apoio logístico a uma quadrilha que entrou no Ceará. "E o Governo ainda quer negar salário digno aos policiais", criticou.

O líder do Governo na Assembleia, deputado Nelson Martins (PT), ponderou que nenhum governador é contra que se pague melhores salários aos policiais. Ele lembra que o governador Cid Gomes teve a preocupação de criar gratificação para o policiamento ostensivo, que varia de R$ 400,00 a R$ 800,00.

O deputado que o governador não é contra o Estado receber recursos vindo do Governo Federal para pagar o salário dos policiais, contudo, indica ser preciso discutir de onde a União vai tirar essa verba. "Nesse sentido a presidente eleita Dilma Rousseff, disse que vai fazer uma reunião com todos os governadores para tratar de saúde e segurança. Tem que se procurar com recurso para a saúde e também para a segurança", esclareceu o líder.