"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PROFESSOR SUGERE SISTEMA CICLOVIÁRIO DE BOGOTÁ COMO MODELO PARA O ESPÍRITO SANTO


O sistema cicloviário de Bogotá, capital da Colômbia, é o que há de melhor em referência para o sistema de mobilidade urbana atual da Região Metropolitana de Vitória, na avaliação do ciclista Fernando Braga, professor de Educação Física da rede municipal de Vitória e conselheiro da União dos Ciclistas do Brasil (UCB). Ele é defensor de um grande sistema de ciclovias, espelhando-se no modelo colombiano, um dos mais respeitados no mundo.

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDU) de Bogotá, a cidade mantém a CicloRuta, com mais de 344 km de vias exclusivas para a circulação de bicicletas. Em Bogotá, segundo Fernando, há a presença massiva de todas as secretarias do município trabalhando nesses locais, além de ONGs de várias vertentes. Aulões de ginástica, dança, música, torneios esportivos e massagem são outros atrativos.

Mais de um milhão de pessoas utilizam o sistema como meio de transporte. Consultores econômicos daquele país afirmam que quem usa o sistema pode economizar até U$ 40 por mês. O espaço não é somente dos ciclistas, mas compartilhado por pedestres, cadeirantes, patinadores, skatistas e atletas que praticam corrida ou caminhada. Basta que não sejam motoristas de algum veículo que esteja desperdiçando monóxido de carbono e poluindo o meio ambiente.

A infraestrutura cicloviária foi criada junto com o sistema BRT (Bus Rapid Transit), ou corredor exclusivo de ônibus. Na opinião do professor, ações educativas são fundamentais para discutir mobilidade urbana. Fernando acredita que a Região Metropolitana de Vitória deveria se inspirar no modelo colombiano.

Nos próximos dias 25 a 27, ele representará o Estado do Espírito Santo no Bicirio, na cidade do Rio de Janeiro. Na conferência internacional, será apresentado o projeto desenvolvido por Fernando e sua equipe, “Rota Segura para Escola”, que contempla educação de trânsito, atitude defensiva no trânsito, promoção à saúde, combate às doenças crônico-degenerativas, meio ambiente e mobilidade sustentável. “São os valores que a mobilidade por bicicleta agrega e tentamos contemplar com o nosso trabalho”, explicou. O trabalho foi desenvolvido na rede municipal de Vitória, na área de educação de jovens e adultos.

Rede de Ciclovias

Outro projeto recomendado pelo representante da UCB é a Rede de Ciclovias Recreativas das Américas, uma organização internacional sem fins lucrativos. Diversos setores, públicos e privados, além de membros da sociedade em geral, participam da Rede. O principal objetivo da entidade é incrementar o número de ciclovias em todo o continente, promovendo o programa como uma política de saúde pública preventiva e efetiva, com alto potencial social e ambiental.

De acordo com os organizadores da rede, uma epidemia global de obesidade e enfermidades crônicas é preocupante. Índices de obesidade chegam a 26% na América Latina. A ciclovia recreativa seria uma resposta a essa crise, assim como uma contribuição para gerar uma consciência política a respeito de outras crises contemporâneas, como mudanças climáticas e as desigualdades sociais profundamente ligadas a crises no sistema público de saúde.

Fonte: seculodiario.com - créditos: Cristina Moura