"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

MOTOCICLISTAS INVADEM CALÇADAS PARA FUGIR DO TRÂNSITO; AMC DIZ QUE CONTINGENTE É INSUFICIENTE PARA FISCALIZAR

No intuito de fugir do trânsito complicado de Fortaleza, diversos motociclistas invadem as calçadas, desrespeitando, além das leis de trânsito, os pedestres que passam pelos locais ou aguardam suas conduções nas paradas de ônibus. No cruzamento da avenida Carapinima com rua Juvenal Galeno, no bairro Benfica, por exemplo, é fácil flagrar, no horário de pico, a falta de respeito de motociclistas ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A Redação Web do Diário do Nordeste esteve em uma das paradas de ônibus na avenida Carapinima, por volta das 19h da última terça-feira (5). E em cerca de 40 minutos, flagramos seis motociclistas invadindo a calçada e manobrando entre os pedestres que estavam no local. Outros, intimidados com a câmera, aguardavam parados o sinal abrir ou buscavam formas diferentes de fugir do trânsito.

Donos das calçadas

O servidor público Antônio Alex, 30, pega ônibus todos os dias em uma parada na avenida. Ele afirma que, no horário de pico, a calçada deixa de ser privilégio dos pedestres. “É um absurdo como eles põem em risco as pessoas. Chegam a buzinar para a gente sair do meio”, diz. O servidor ainda afirma que já presenciou até carros e topics subindo a calçada para driblar o congestionamento.

Segundo a auxiliar de serviços gerais Juliana Pereira, 36, os motociclistas invadem a calçada principalmente no momento em que o sinal de trânsito fica vermelho. “Eles tomam nosso espaço e passam muito próximo da parada de ônibus”, reclama Juliana, que também pega a condução para sua casa todo dia no local.

Para Juliana Pereira, mesmo com o trânsito complicado e a facilidade de manobrar o veículo, não existe justificativa para o trânsito de motos na calçada. “Se os carros esperam, por quê eles também não fazem isso?”, diz.

Fiscalização

A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) afirma que uma viatura com três agentes controla o trânsito nas imediações do Shopping Benfica, principalmente no cruzamento da rua Teresa Christina com a Avenida 13 de maio, próximo ao local onde a reportagem fez os flagrantes. Apesar da viatura presente a poucos metros do local das infrações, a AMC admite que o número de agentes é "insuficiente para realizar a fiscalização da área".

Segundo a Autarquia, após a denúncia realizada pela Redação Web do Diário do Nordeste, o órgão irá "encaminhar um recurso para as equipes de fiscalização no intuito de reforçar o número de agentes no local".

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, “transitar com o veículo em calçadas” é uma infração gravíssima. Em caso de flagrante, o motorista recebe multa de R$ 191, 54 e perde 7 pontos na Carteira de Habilitação.

Fonte: Diário do Nordeste