"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

sábado, 30 de março de 2013

DE BICICLETA: SEMEANDO ÁRVORES E BONS EXEMPLOS

Coisas para fazer antes de morrer: escreva um livro, tenha um filho e plante uma árvore. O clássico trio de tarefas para tornar sua vida significativa e eternizar a sua pessoa é bonito e inspirador, mas nem todos seguem ao pé da letra essas divertidas “obrigações”.

Pois Henrique Lorenzi tem cumprido muito bem o último item: há 20 anos, planta árvores por São Paulo – e ele vai de bicicleta!

Explicamos: sobre duas rodas e com seus 66 anos de idade, o disposto Henrique busca locais com pouco verde. Podem ser avenidas ou quaisquer áreas carentes de uma planta, uma vida em meio à selva de pedras. Ele já plantou mais de mil mudas. Mil. Isso, mil.

Esse é o tipo de iniciativa a ser tomada como exemplo e inspiração. Movimentos como o Mão na Praça reúnem pessoas interessadas em revitalizar áreas verdes esquecidas na cidade. E não importa sua área de atuação: plantar faz bem. E combinemos, dá muito menos trabalho do que escrever um livro. Plante. Conviva.

Créditos para Movimento Conviva (http://www.movimentoconviva.com.br/site/). Imagem: reprodução/livegreentoronto.