"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO E SUAS CONSEQUÊNCIAS


O excelente artigo abaixo transcrito, forçosamente, nos conduz a uma reflexão acerca da falta de prudência no trânsito e os efeitos decorrentes dessa conduta. Trata-se de um escrito de autoria de minha amiga RENATA TOSCANO, Psicóloga, Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional, Especialista em Segurança e Educação de Trânsito, Sócia da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC, Sócia da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH, Primeira Secretária da Associação Nacional em Defesa da Educação, Segurança e Vida no Trânsito – ANDESVITRAN. Twitter: @renata_toscano / renatatoscanom@hotmail.com

Segue o texto:

Dificilmente assisto televisão no dia de sábado, porém no dia 02 de julho do corrente ano, estava organizando algumas coisas em casa, quando me peguei assistindo ao programa Estrelas que vai ao ar todos os sábados pela rede globo, apresentado por Angélica. Neste sábado precisamente, Angélica estava acompanhando o Ex-BBB Fernando Fernandes em treino de canoagem.

Aparentemente parecia ser uma entrevista boba com alguém famoso, porém foi uma entrevista emocionante, onde foi relatada uma História de imprudência no trânsito, com consequências gravíssimas à vida desse jovem, bem como uma história de muita superação e aprendizado na vida.

E é sobre essa História de imprudência no trânsito e suas consequências, que descreverei a seguir. Fernando Fernandes era jovem, bonito, saudável, com corpo perfeito, porte atlético e modelo, ficou conhecido nacionalmente por participar do Big Brother Brasil 2 no ano de 2002. Hoje ele continua sendo jovem e bonito, mas agora é atleta de paracanoagem. Segue sua vida de forma limitada por conta das consequências trágicas de um acidente de trânsito.

Em 04 de julho de 2009, após um dia de excessos, em sua volta para casa guiando seu próprio veículo, por volta das 02:30 da madrugada, ele dorme ao volante, bate com o carro contra uma árvore, derruba um equipamento de trânsito e se choca contra outra árvore. O acidente ocorreu em uma Avenida da Zona Sul de São Paulo em um horário onde não se tinha movimentação de outros carros. Segundo o site da Globo.com, as fotos da perícia mostram que o impacto aconteceu em alta velocidade.

Portanto, podemos observar que no parágrafo anterior, existem duas agravantes que contribuíram para que o acidente de trânsito acontecesse, foram elas o “dia de excessos” que por sua vez, possui uma relação direta com o fato de dormir ao volante; e a “alta velocidade” em que o carro se encontrava na hora do impacto segundo fotos da perícia.

Porém na entrevista concedida ao programa Estrelas, Fernando Fernandes relata detalhes a respeito de seu acidente que nos possibilita visualizar o terceiro agravante: “Apaguei no volante, de cansaço. Eu tinha uma mania muito ruim de não usar cinto, eu achava que ficava me incomodando”. Ele não usava o cinto de segurança, logo, podemos deduzir que o cansaço, somado a alta velocidade do carro na hora do impacto e a ausência do uso do cinto de segurança possibilitou que as consequências do acidente fossem as piores.

Por estar sem o cinto de segurança, na hora do impacto sua coluna deu um giro, fraturando assim a T12 ou a 12ª vértebra, fragmentos do osso lesionaram a medula. Foram 6 horas de cirurgia para aliviar a pressão na área e colocar oito pinos nas vértebras vizinhas. Fernando ficou paraplégico, perdeu toda a sensibilidade nas pernas, fez fisioterapia, mas hoje se encontra em cima de uma cadeira de rodas. Isso porém não o desanimou, hoje é atleta e representa o Brasil em competições de paracanoagem e tenta levar a vida da melhor forma possível, se adaptando de forma positiva a toda mudança vivenciada desde o acidente.

Contudo, detenho-me a importância do uso do cinto de segurança como sendo uma ação preventiva aos dados alarmantes constatados pelos centros de referência em atendimento às vítimas de acidentes de trânsito. Atualmente sabendo da sua obrigatoriedade, como aponta o Código de Trânsito Brasileiro em seu art. 65: “É obrigatório o uso do cinto de segurança para o condutor e os passageiros em todas as vias do território nacional” (DENATRAN, 2006), bem como é divulgado através de campanhas educativas realizadas principalmente na mídia, os condutores de veículos e seus passageiros não deveriam deixar de usá-lo.

Vale apena ressaltar que a cada minuto centenas de pessoas são vítimas da imprudência relacionada à desobediência às leis de trânsito, e estas fazem parte de uma estatística preocupante. Segundo o Hospital Sarah Kubitschek especializado em atendimento de vítimas de politraumatismos e problemas locomotores, quase 2/3 dos pacientes (67,3%) admitidos pela Rede SARAH não usavam cinto de segurança na ocasião do acidente.

Logo, concluo meus questionamentos refletindo na História apresentada no início deste artigo, a do Ex-BBB Fernando Fernandes, desejo que essa História de imprudência no trânsito, possa servir de lição para toda uma sociedade, com fim de prevenir que outros: “Fernando”, “José”, “Hugo”, “Lúcia”, “Amanda”, anônimos, famosos, crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, homens e mulheres sejam vítimas de traumas irreversíveis ou fatais no trânsito.

Referências:

BRASIL, Código de Trânsito Brasileiro. Código de Trânsito Brasileiro: instituído pela Lei nº 9.503, de 23-09-1997. Brasília: DENATRAN, 2006.

Ex-BBB Fernando Fernandes fala da luta para voltar a andar. São Paulo. 2009. Disponível em: < http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0.. MUL1269143-5605,00-EXBBB+FERNANDO+FERNANDES+FALA+DA+LUTA+PARA+VOLTAR+A+ANDAR.html >. Acesso em: 10 jul. 2011, 16:32.

Acidentes de Trânsito. [S.l.]. Disponível em: < http://www.sarah.br/>. Acesso em: 08 jul. 2011, 20:34.

Em tempo: RENATA TOSCANO é, também, articulista do site Trânsito Web e já confirmou que participará do 1º Seminário MOBILIDADE URBANA: EDUCAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO COMO INSTRUMENTOS DE CIDADANIA, que ocorrerá nos dias 26 e 27 deste mês, na cidade de Quixeramobim-CE, quando fará uma apresentação sobre o comportamento humano no trânsito.