"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

REGRAS QUE GARANTEM MAIS SEGURANÇA NA HORA DE PEDALAR

Saiba quais são os equipamentos e atitudes que ajudam a evitar acidentes

Para pedalar com segurança, o ciclista deve seguir um série de regras. Algumas delas estão previstas no Código de Trânsito, outras são comportamentos que fazem a diferença na prevenção de acidentes. O motorista também tem que tomar cuidados, como manter distância de um metro e meio do ciclista que compartilha a via. Confira:

O que diz a lei

- Para os motoristas: não reduzir a velocidade de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar ciclista é infração grave com multa. Não guardar a distância lateral de um metro e 50 centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta é infração média com multa.

- Para os ciclistas: conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a sua circulação é infração média. A pena é multa, a bicicleta é recolhida e devolvida com a apresentação do recibo de pagamento da multa.

Direção defensiva

- Com o carro parado: fique atento, pois a porta pode abrir e bater no ciclista
- Com o carro em movimento: pode cortar a frente do ciclista ou fazer um retorno repentino. O ciclista deve desconfiar que o motorista pode fazer uma manobra brusca a qualquer momento.
- Ter muita atenção nos cruzamentos, esquinas ou saídas de estacionamentos.
- Não usar fones de ouvido. Eles podem bloquear sons que você precisa ouvir para dirigir defensivamente.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE