"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

"O OBJETIVO É PRESERVAR VIDAS”, DIZ AGUINALDO RIBEIRO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO AIR BAG E FREIOS ABS

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou recentemente (em 18/12), que a decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de manter a obrigatoriedade do air bag e dos freios ABS para os novos veículos a partir de janeiro de 2014 elevará o padrão de segurança dos veículos. A medida, segundo ele, vai preservar vidas. "Já perdemos muitas vidas no trânsito. Estes equipamentos efetivamente têm contribuído para diminuir as vítimas de acidentes", disse.

O Contran decidiu por unanimidade manter os termos previstos nas Resoluções 311/2009 e 312/2009 para todos os veículos, sem exceção, a partir de janeiro de 2014. "A partir de 2014, nós vamos ter no Brasil um novo momento, um momento de um padrão de veículos que tem segurança. Foi uma conquista de toda a sociedade brasileira", disse. Para o ministro, estes equipamentos são o mínimo a ser feito em termos de segurança veicular. Em outros países, segundo ele, os veículos já saem de fábrica com outros equipamentos como airbags nas laterais.

A decisão do Contran foi provocada por um pedido do primeiro vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Antônio Carlos Megale e do representante do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, para abrir uma exceção para a Kombi, que não tem estrutura para receber os novos itens de segurança e assim teria que encerrar a sua produção.


O ministro Aguinaldo Ribeiro explicou que o Governo Federal já ofereceu em outras oportunidades suporte necessário para a manutenção de empregos na indústria. "O argumento apresentado é justo, mas a segurança e a vida das pessoas não tem preço. Podemos trabalhar para construir uma solução para garantir o emprego, mas a solução para preservar a vida não pode prescindir desses equipamentos", concluiu o ministro das Cidades.


Para conhecer melhor o sistema ABS de freios (
Antilock Braking System, ou Sistema de Freio Antitravamento, em português), recomendo o vídeo abaixo:

Para entender melhor o funcionamento do air Bag, recomendo mais dois vídeos (fazendo a necessária ressalva de que são relativamente antigos e, nesse sentido, algumas informações estão desatualizadas. No geral, entretanto, a explicação é boa):
Para ter acesso às resoluções do Contran mencionadas nesta postagem, utilize o link:
RESOLUÇÕES e clique no número da resolução que deseja acessar. Por fim, uma dica importantíssima: A EXISTÊNCIA DO AIR BAG NO VEÍCULO NÃO TORNA DESNECESSÁRIO O USO DO CINTO DE SEGURANÇA.

JOGADOR MOSTRA OS EFEITOS DE DIRIGIR BÊBADO EM VIDEOGAME (EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO E PARA A VIDA)

O vídeo abaixo, Drunk GT driver screws up big time, trata-se de experiência com jogador que mostra os efeitos de dirigir bêbado diante de um videogame (Gran Turismo). Primeiro, o jogador sóbrio desafia o jogo e se sai vencedor; mas ao tomar uma quantidade acima do permitido, passa a conduzir o veículo virtual de forma desastrosa.
Vídeo criativo, original e didático, pois mostra na prática (e não apenas um discurso moralista ou de boas intenções) os efeitos de beber e dirigir, já que a vida não pode ser mesmo reiniciada como num jogo virtual. E se alguém beber e se por a dirigir, corre o risco de não ter como dar restart... 

A educação precisa cada vez mais desse pragmatismo... Não ficar apenas na parte teórica, exigindo de uma geração audiovisual uma abstração total, apenas por exposição verbal. "O mundo mudou e nós precisamos mudar", disse Barack Obama, em seu discurso de posse. Uma pena que um belo discursos que ainda requer também um pragmatismo político, vide o caso da invasão de privacidade global, feita pelas agências de informação estadunidenses. A lição que o vídeo acima nos dá? Exatamente aquela das propagandas institucionais: De que se beber, não dirija, mas replicando o mundo das crianças e jovens para que os mesmos possam perceber justamente esta distinção entre o jogo e a vida... 

Uma ótima iniciativa da "Responsible Young Drivers", órgão belga que conscientiza os jovens e que de fato "inovou ao relacionar o álcool com direção virtual". Conforme notícia da 
Revista Info: "A organização chamou o jogador Amo_Racing87, tricampeão belga de Gran Turismo e terceiro colocado no mundial de 2012, para mostrar a diferença entre pilotar sóbrio e bêbado. A diferença é bem visível: longe dos efeitos do álcool, o piloto virtual terminou uma corrida em primeiro, em pouco mais de um minuto. Já alcoolizado, o resultado foi desastroso. 

Com 0,920g de álcool por litro de sangue, o belga mal conseguiu andar em linha reta com o carro. A proporção é suficiente para causar falta de coordenação muscular, e está bem acima do máximo permitido por lei no Brasil, que é de 0,05mg/L detectados no bafômetro. 
No videogame, no entanto, ele pôde reiniciar a corrida diversas vezes após os acidentes – o que não dá para fazer na vida real".
 

Outro criativo vídeo abaixo, 
The impossible texting & driving test (Teste: a impossibilidade de dirigir e escrever mensagens), também belga, com a mesma temática de educação para o trânsito. Trata-se aparentemente daquele tipo de "pegadinha", em que futuros condutores, segundo o suposto instrutor, precisam saber dirigir e mandar uma simples mensagem de SMS pelo fone celular. Logicamente que nenhum deles consegue tal façanha. Outra forma didática, de na prática mostrar aos jovens como pode-se evitar acidentes e perda de vidas, mudando sua postura ao volante. Se tiver que mandar uma SMS, estacione e a envie, e siga a viagem tranquilamente. 
Conforme apresentação do vídeo acima: 
"Mais e mais acidentes de trânsito são devido a mensagens de texto. Se queremos reduzir os 1,2 milhões de vítimas de trânsito em todo o mundo a cada ano, temos que agir. Como convencer os jovens a não escrever enquanto dirigem? Mostre-lhes que é uma idéia muito ruim: Obrigá-los a escreve enquanto dirigem! Veja como motoristas alunos belgas reagiram quando foram informados que tinham que passar no teste do telefone móvel, a fim de obter sua carteira de motorista". 

Outro vídeo forte e comovente, cujo tema é o trânsito, mensagens de celular e morte é o A Última Palavra (vide abaixo): 
Conforme apresentação do vídeo no You Tube: 
"Mais de 440 mil pessoas são mortas ou feridas todos os anos por motoristas distraídos. Não deixe que um texto ser a sua última palavra. Tome a garantia". 
Por fim, o vídeo abaixo Audi R8 X Kawasaki Ninja ZX10R 280 km /h, que parece game, mas infelizmente não é... O absurdo de um jovem motorista competindo numa autoestrada real com dois pilotos de moto potentes a 280km/h, como se fosse um videogame. O cúmulo do desrespeito às leis de trânsito, ao bom senso e da perda do noção de perigo que se expuseram ao colocarem em risco a vida, não apenas as suas, mas a de dezenas, centenas de pessoas pelo caminho com seu ato irresponsável. Tudo exibicionismo, filmado do interior do veículo, em que a passageira, ao final do incidente - graças a Deus sem acidente -, exulta de alegria. Falta total de esclarecimento, maturidade, responsabilidade que deveria ser severamente punida, pois a vida de fato não é um videogame e quando dá o game over, acabou mesmo, sem segunda chance de restart (reiniciar).
A educação, como o Educa Tube sempre declara: Deve começar em casa, pois o primeiro educador de uma criança e jovem são seus pais. E ai me pergunto: Quais os valores destes jovens fazendo este "racha" a 280 km/h? "Jogos Mortais"? O que seus pais ensinaram a estes jovens sobre valores e limites sociais, onde o meu direito encerra quando começa o do outro? Quem franqueia a jovens irresponsáveis estes "Velozes e Furiosos" veículos que podem tornar-se uma "Máquina Mortífera", apenas alguns quilômetros adiante? 
Esta postagem tem o objetivo de auxiliar na Educação para o Trânsito e a para à Vida...

OBSERVAÇÃO: TODOS OS CRÉDITOS DESTA POSTAGEM (TEXTO E INDICAÇÃO DE VÍDEOS) PARA MEU AMIGO EDUCADOR, ESCRITOR, POETA E BLOGUEIRO JOSÉ ANTONIO KLAES ROIG, DO BLOG EDUCA TUBE. PENSEI EM REESCREVER O TEXTO , MAS DADO AO BRILHANTISMO DA ABORDAGEM FEITA PELO AMIGO, OPTEI POR PRESERVAR INTEGRALMENTE O "POST" ORIGINAL.  O MARCADOR "FAZENDO A DIFERENÇA" FOI COLOCADO NESTA POSTAGEM COMO FORMA DE HOMENAGEAR MEU AMIGO, EDUCADOR POR EXCELÊNCIA, 
JOSÉ ANTONIO KLAES ROIG. É O QUE PENSO DELE: FAZ A DIFERENÇA!