"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

CET VAI INSTALAR 100 PLACAS PARA PEDESTRES

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai instalar até o fim de setembro 100 painéis luminosos para sinalizar faixas de pedestre
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai instalar até o fim de setembro 100 painéis luminosos para sinalizar faixas de pedestre que ficam no meio de quarteirões. Outros 400 serão colocados nas ruas até 150 dias depois da licitação.

O objetivo é alertar os motoristas de que naquele local existe uma faixa de pedestre. A iniciativa faz parte da campanha da CET para reduzir os atropelamentos na cidade.

A placa, que contém a imagem de um homem atravessando uma faixa, com o fundo azul, possui lâmpadas de LED na sua base para que seja visível no período noturno. Dessa forma, os pedestres ficam mais visíveis para os motoristas durante a noite.

Esse tipo de sinalização já é utilizada em países da Europa, como a Alemanha. A CET já vinha testando este luminoso na cidade.

Em dezembro do ano passado, um painel foi colocado na rua Boa Vista para avaliação. Segundo balanço de mortes no trânsito da CET, em 2011 617 pedestres foram vítimas de atropelamentos, uma queda de apenas 2,1% em relação às 630 mortes registradas em 2010.

Ao todo, 1.365 pessoas morreram em acidentes de trânsito no ano passado. Os pedestres, portanto, são 45% das vítimas fatais.

A companhia também promete dobrar até o fim do ano o número de painéis que orientam os motoristas sobre condições do trânsito (lentidão) e rotas alternativas. Hoje a cidade conta com 27 equipamentos deste tipo.

Fonte: BAND.COM.BR