"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

MINISTÉRIO DAS CIDADES DÁ DICAS DE SEGURANÇA PARA O CARNAVAL


As pesquisas comprovam que o consumo de álcool, mesmo em quantidade pequena, aumento o risco de acidentes, tanto para condutores como para pedestres. Além de provocar a diminuição de funções indispensáveis à segurança ao volante, como a visão e os reflexos, o álcool diminui também a capacidade de discernimento, estando em geral associado a outros comportamentos de risco, como excesso de velocidade e a não utilização dos equipamentos de segurança.

Para que os foliões aproveitem ao máximo os dias de festa, medidas simples podem fazer a diferença:

- Evite utilizar o carro para chegar ao local das festas, evitando congestionamentos e danos ao seu veículo.

- Caso você tenha ingerido qualquer quantidade de bebida alcoólica, nunca assuma a direção do seu veículo ou de qualquer outra pessoa. Pegue uma carona com um amigo que não tenha bebido ou chame um táxi. Outra boa opção é nomear, entre os membros de sua turma ou família, o Amigo da Vez, e o escolhido não poderá beber para conduzir todos em segurança.

- Se for viajar, certifique-se que o seu veículo está em boas condições

- Respeite sempre a velocidade da via e a sinalização.

- Não dirija se sentir cansaço ou sono.

- Motorista e passageiros devem usar o cinto de segurança e as crianças colocadas em cadeirinhas ou assentos de elevação;

- Motorista estajam atentos aos pedestres. Com o aumento do fluxo de pessoas nas ruas durante o carnaval, o risco de atropelamento aumenta.

- Crianças devem estar sempre acompanhadas dos responsáveis e devem ser conduzidas pelo punho, principalmente próximo à ruas e avenidas.

- Pedestres prestem atenção no trânsito e procurem atravessar a rua sempre utilizando as faixas de pedestre.

- Motociclistas não devem deixar de usar os equipamentos de segurança obrigatórios, como o capacete.

- Não fale ao celular ou envie mensagens enquanto estiver ao volante.

Seguindo estas dicas, o carnaval de 2013 está garantido!