"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

VOLKSWAGEM APRESENTARÁ HÍBRIDO QUE FAZ 110 KM/L NO SALÃO DO QATAR

Formula XL1 Concept é feito com materiais leves como fibra de carbono. VW diz que custos de produção foram reduzidos para possível produção. Reduzir o consumo de combustível dos carros ao máximo é o atual desafio da indústria automobilística mundial. A resposta para esta meta a Volkswagen apresentará nesta quarta-feira (26) no Salão do Automóvel do Qatar: a terceira fase do conceito Formula XL1 Concept. O híbrido promete consumo de 110 km/l, o que lhe garantiria a melhor marca para um modelo alimentado por um motor elétrico e outro a combustão. Em valores de emissão de CO2 isso significa 24 g/km.

Fora o motor e a embreagem dupla, para chegar ao número, a fabricante alemã afirma que foi preciso reduzir ao máximo o peso do carro. Assim, investiu em materiais leves, como fibra de carbono e peças de polímeros, utilizados em carros de Fórmula 1. Além disso, a aerodinâmica permite menor resistência ao ar.
Como se trata de um híbrido plug-in, o protótipo XL1 também pode ser conduzido por até 35 km somente com o motor elétrico ligado. Segundo a Volkswagen, a bateria pode ser recarregada a partir de uma tomada elétrica convencional. Quando o motor a combustão funciona, a energia das frenagens é revertida para as baterias.
Com capacidade para duas pessoas, o modelo possui portas tipo asas de gaivota, para facilitar o acesso ao carro.
De acordo com a Volkswagen, os custos de produção foram reduzidos significativamente, o que torna possível a produção de uma série limitada. Entre as soluções encontradas para isso, foi o desenvolvimento de materiais em conjunto com fornecedores.

Fonte: G1, em São Paulo - Auto Esporte