"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

QUEM TEM RAZÃO?


O espaço público de ruas e avenidas é alvo de disputa pelos fortalezenses. Motos e carros estampam a falta de cidadania quando não enxergam as necessidades alheias. Número de motocicletas cresceu duas vezes mais rápido que o de carros nos últimos 10 anos na Capital.

Abrigo para a maior frota nordestina, Fortaleza escapole carros e motocicletas pelo ladrão. O tempo dos afobos é quando o sujeito se locomove. A razão entre carros e motos da Capital caiu pela metade em uma década. Em 2001, eram cinco carros para cada moto. Hoje, são dois e meio. Os dois tipos de transporte privado sofreram boom nas ruas, mas o número de motocicletas cresceu duas vezes mais rápido. A situação revertida traz novos problemas à locomoção dentro da cidade, e submete os condutores a estresse e riscos.

Coabitantes do espaço público, motoristas e motociclistas destilam abusos uns aos outros à revelia do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – ainda muito omisso em regulamentação ao tráfego sobre duas rodas. Para o motociclista Jair Gregório, de 41 anos, o maior incômodo provocado pelo carro é a seta obsoleta. “Até susto derruba moto, imagina o carro girar com tudo na frente, sem aviso antes”, reclama o mototaxista.

A administradora de 28 anos, Ingrid Moura, mostra o outro lado da moeda: “Incomoda quando aparecem do nada, não tem como prever. Quando andam no corredor em grande velocidade, podem provocar acidentes”. O analista de sistemas Daniel Machado, de 22 anos, complementa: “E a versatilidade do veículo confunde o motoqueiro. Ele faz retorno proibido, avança preferencial. Quando se acidenta, ainda xinga o motorista”, destila magoado.

O sociólogo e escritor Eduardo Biavati, especialista em trânsito, aponta o prenúncio da indigestão: “Condutores de carros não foram treinados para identificar motocicletas. São pequenas, somem do campo de visão. Então dão impressão de atrapalhar o fluxo de veículos. Surgem rápido, são ágeis, e a maioria esmagadora dos motoristas não foi treinada para conviver com elas”.

As moto auto-escolas da Capital não têm obrigação legal no ensino voltado para boa convivência entre duas e quatro rodas. Norteados pela legislação, os instrutores de trânsito alertam para o cuidado do maior veículo com o menor (CTB, Artigo 29, inciso XII, segundo parágrafo). Confrontados com a realidade das ruas, pedem aos motociclistas mais prudência e alerta. Afinal, quando o acidente acontece, o maior prejudicado é o motociclista – esteja certo ou errado.

Velha Guarda
O mototaxista Raimundo Nonato Vasconcelos tem 55 anos, pilota moto há 30. Tem medo da condução: “O número de motos aumentou demais. Em 1980, quando o sinal ficava vermelho, você via duas, três motos juntas. Hoje, são dezenas por todos os lados”, relata o motociclista experiente. Quando o sinal abre, Raimundo espera as motos saírem na frente, só sai com a dele pouco depois, porque teme a queda em cadeia. “Os novatos são desastrados, imprudentes. Prefiro ficar longe disso”, pontua.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA
As pessoas detrás do volante e do guidão tendem à inimizade natural pelas ruas de Fortaleza. Crescentes em número e em estresse, estão deixadas à sorte dos bons-sensos, dadas a legislação omissa e a fiscalização insuficiente

CONHEÇA A LEI
O segundo parágrafo do inciso XII, artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, prevê:

“Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.”

Mas e quando o motociclista desrespeita as normas de circulação e conduta, e o carro precisa tomar decisão?

Fonte: Jornal O POVO, 01.08.2011