"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PROPORCIONALMENTE, ACARAÚ E BARBALHA TÊM O TRÂNSITO MAIS VIOLENTO DO PAÍS


Não foi apenas pela quantidade de homicídios que o Nordeste ganhou um perfil mais violento. As duas cidades com mais acidentes de trânsito do País, tanto entre jovens quanto na população em geral, são Acaraú, cidade de 10 mil habitantes, e Barbalha, com 52 mil habitantes, ambas no litoral do Ceará.

Dos cinco Estados em que o número de mortes no trânsito em geral (população jovem e não-jovem) aumentou mais de 100%, quatro estão no Nordeste: Maranhão, Paraíba, Piauí e Sergipe. O quinto é o Tocantins.

Entre os jovens, o Nordeste concentra cinco dos seis Estados com mais mortes. Além dos quatro já citados, a Bahia também está entre os que a morte de jovens cresceu mais de 100%.

Seis Estados apresentam aumento superior a 100% no número de mortes por acidentes de transporte entre jovens. Cinco deles no Nordeste: Bahia, Maranhão, Paraíba, Piauí (219,7%) , Sergipe. O outro é o Acre: com 123,1%.

A taxa de óbitos por acidentes de transporte (entre população jovem e não-jovem) sofreu redução de 10,9% nas capitais do país. Mas a taxa de óbitos entre jovens nas capitais cresceu 4,3.%.

O maior risco de morte ocorre na faixa etária de 20 anos: 34,6 por 100 mil em 2008. O maior índice de aumento foi constatado entre jovens de 18 anos. Na década 98-2008, o aumento foi de 34,3%.

As cidades campeãs de mortes no trânsito: população em geral, Barbalha (CE), com 109 mortes, o que dá 207,6 mortes por 100 mil habitantes. Na população jovem é Acaraú (CE), com 280,3 por 100 mil.

Fonte: ESTADÃO.COM.BR / BRASIL - 24.02.2011

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

UNIDADE DE TRÂNSITO DA POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE PORTUGAL


A Unidade de Trânsito da Polícia de Segurança Publica de Portugal tem como objetivo disciplinar as atividades de trânsito dos grandes centros urbanos do país. Atuando fundamentalmente nas áreas urbanas as unidades de trânsito da PSP tem suas atividades semelhantes ás atividades realizadas pelo CET e pelo CPTRan da PM de São Paulo. Os guardas atuam na sinalização viária, atendimento de ocorrências e fiscalizações de trânsito, dentro da jurisdição urbana. Em relação às áreas rurais e às rodovias, a atuação é reservada à Guarda Nacional Republicana, órgão militar com atividades de polícia, exercendo, dentro de suas atribuições o policiamento rodoviário em Portugal.


História e estrutura da Polícia de Segurança Pública

A PSP tem origens antigas que remontam aos antigos Quadrilheiros da Idade Média, à Intendência-Geral da Polícia da Corte e do Reino (onde advém a Guarda Nacional Republicana), criada em 1780 e à Polícia Civil, criada em 1867, data esta considerada a oficial na fundação da PSP. Com o passar dos anos, a Polícia de Segurança sofreu diversas transformações estruturais até atingir o modelo de gestão atual, onde encontra-se presente em todos centros urbanos.
A organização da PSO não obedece um regime militar de fato, como a GNR, onde a hierarquia não adota as patentes militares, sendo dividida em Superintendente-chefe, Intendente, Subintendente, Comissário, Subcomissário, Chefe principal, Chefe, Agente principal e agente. Além das patentes acima, existem patentes específicas para os alunos da escola de polícia, considerados Aspirante a Oficial ou Cadete. Entre o armamento utilizado destacamos as Glocks, Sig Sauer e HK MP5. A PSP é subordinada ao Ministério da Administração Interna do governo de Portugal.


Atividades

Entre as diversas atividades desencadeadas pelos policiais da Unidade de Trânsito, destacamos o controle de velocidade por radar, fiscalização de veículos e condutores, controle de alcoolemia, bem como as fiscalizações diversas de segurança. E sobretudo, a PSP também atua no atendimento de acidentes de trânsito elaborando as ocorrências pertinentes ao sinistro. Atuam também na prevenção da criminalidade geral e organizada, prevenção do terrorismo e na garantia da segurança de pessoas e bens.

Fonte: MUNDO TRÂNSITO

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PUBLICIDADE E A DEFESA DA VIDA, NELA INCLUÍDA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE - VÍDEO 1

Posto e deixo para as análises e os posicionamentos dos visitantes e/ou seguidores, dois vídeos publicitários do veículo FORD KA (versão antiga do referido automóvel). São vídeos bem curtos, todavia, com mensagem - de conteúdo semelhante - bem forte! Vale a pena assistir e refletir, de preferência compartilhando suas impressões no espaço destinado aos comentários.

Não custa lembrar que o artigo 1º, § 5º do Código de Trânsito Brasileiro evidencia o que se deve ter por verdadeiro princípio por ocasião do estudo do tema trânsito. In verbis:

"Os órgãos e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio-ambiente".

De se atentar, ainda, que atualmente vigora a obrigatoriedade de veiculação de mensagens educativas de trânsito em publicidade de veículos, o que foi determinado pela Lei nº 12.006, de 29 de julho de 2009, que diz que “toda peça publicitária destinada à divulgação ou promoção, nos meios de comunicação social, de produto oriundo da indústria automobilística ou afim, incluirá, obrigatoriamente, MENSAGEM EDUCATIVA DE TRÂNSITO a ser conjuntamente veiculada” (destaquei).

Essa lei foi regulamentada pela Resolução 351/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que estabelece procedimentos para veiculação de mensagens educativas nos veículos de comunicação, e ainda pela Portaria 470/2010 do DENATRAN. O desrespeito às regras poderá implicar em punição variando desde advertência, até suspensão da propaganda por 60 dias e multas que podem chegar a R$ 5 mil.

Por fim, de se fazer observar que as normas aqui mencionadas são posteriores à veiculação dessas mensagens que, a bem da verdade, nem sei se chegaram a ser exibidas na mídia brasileira (o que não invalida a oportunidade da discussão). Quais são, mesmo, na sua opinião, os principais recados e valores que as propagandas em evidência se propõem a repassar? São eles (vídeos) eficientes no que se refere a atingir esses objetivos por você identificados?

PUBLICIDADE E A DEFESA DA VIDA, NELA INCLUÍDA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE - VÍDEO 2

VÍDEO 2


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DIREÇÃO: CUIDADOS COM A POSTURA


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Especialistas explicam: a posição mais adequada para se dirigir, nem sempre, é a forma mais confortável


O uso do banco “deitado” e bastante afastado do volante pode causar danos à saúde do motorista. Profissionais do volante, que costumam dirigir o dia inteiro, devem ficar atentos às dicas - assim como os motoristas comuns.

Você sofre de dores no pescoço? Tem dores lombares? Tendinite no ombro? A causa de todos esses problemas pode estar dentro do seu carro.

A posição do banco do motorista tem que estar adequada para evitar riscos e danos à saúde. Nem sempre uma posição supostamente mais confortável é o ideal para dirigir.

“É muito comum o motorista sentir dores. É comum, principalmente, taxistas que passam o dia todo trabalhando”, ressalta o fisioterapeuta George Costa. O uso frequente do carro, sobretudo com o banco em posição incorreta, motiva as dores e pode causar lesões mais avançadas.

George explica a posição correta. Segundo ele, é necessário que a coluna lombar fique apoiada no encosto da poltrona. Além disso, diz o fisioterapeuta, os braços devem ficar flexionados em 30 graus, preservando assim uma distância entre o volante e o condutor.

Os membros inferiores também têm posição adequada. De acordo com George, a parte de trás do joelho deve ficar apoiada no assento - evitando assim que o motorista guie com os joelhos afastados do banco. Com esta posição, o motorista deve apertar o pedal da embreagem, para a troca de marchas, sem a necessidade de fazer força.

Um dos principais pontos a serem obedecidos pelo motorista é em relação à inclinação do banco. De acordo ainda com George, o banco deve ficar inclinado em pouco mais de 90 graus, evitando assim que o motorista guie “deitado” ou mesmo inclinado sobre o volante.

Parte dos profissionais do volante, como taxistas ou caminhoneiros, usa no banco do carro um acessório em forma de bolinhas de madeira ou os assentos magnéticos.

George Costa enfatiza que o equipamento pode ter efeitos positivos. “Aquilo ali pode de certa forma eliminar os pontos de pressão e relaxar a musculatura”, afirma.

Fonte: O POVO ON LINE, Acesso em 16.02.2011 (com pequena adaptação).

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CARTEIRADA: OU O JÁ VELHO E BATIDO "VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO!?"


Não pretendia postar nada por hoje, todavia, a reportagem inserida neste post me chamou a atenção e me causou indignação. Não é admissível, penso eu, que no estágio atual da vida em sociedade, onde tanto se propala o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, tenhamos "autoridades" que ainda se consideram acima da própria lei.

Não vou me alongar comentando, deixando essa missão para os que visitarem o blog e lerem a presente postagem. Segue a notícia:

Juiz sem carteira prende agente

João Carlos de Souza Correa, da 1ª Vara de Búzios (RJ), deu voz de prisão, na madrugada de ontem, a uma agente de trânsito que trabalhava na operação lei seca, na Lagoa, Zona Sul da capital fluminense. O magistrado, que dirigia um veículo Land Rover preto, disse que foi desacatado ao ser parado na blitz pela agente Luciana Tamburini.

Correa passou no teste do bafômetro, mas estava sem carteira de habilitação e o carro sem placa. A funcionária constatou na nota fiscal do veículo que o prazo para o emplacamento já estava vencido e determinou que o carro fosse rebocado.

Segundo Luciana, o juiz disse que não sabia do prazo de 15 dias para o emplacamento e lhe deu voz de prisão quando questionou o fato de um magistrado “desconhecer a lei”. Policiais que trabalham na operação, Luciana e o magistrado foram para a 14ª Delegacia de Polícia, no Leblon, também na Zona Sul. Ele no próprio carro, que estava retido.

Na delegacia, Correia declarou que não se negou a se submeter ao teste e que apresentou a documentação sem dificuldade. Já a agente afirmou que a prisão foi ilegal, pois estaria no exercício de sua função.

Ela destacou ainda que o magistrado cometeu outra infração ao retirar o carro do local e conduzi-lo até a delegacia. O caso foi registrado como desacato na DP. Mas Luciana disse que entrará com uma representação contra Correa por abuso de autoridade. (das agências)

Fonte: O POVO ON LINE, acesso em: 14/02/2011

domingo, 13 de fevereiro de 2011

ESPECIALISTA DÁ DICAS DE SEGURANÇA

Abaixo, vídeo do programa Manhã Maior da Rede TV, exibido na última sexta-feira, dia 11 de fevereiro, ocasião em que o Julyver Modesto de Araujo, Tenente da PMESP, concede entrevista à apresentadora Daniela Albuquerque e, representando o Comando de Policiamento de Trânsito daquele Estado, faz excelentes comentários sobre a segurança de motociclistas, com especial destaque para os profissionais motociclistas.

Julyver é hoje um dos mais renomados doutrinadores dessa especial área do Direito que é o Trânsito, com excelentes livros publicados, entre eles o Código de Trânsito Brasileiro Anotado - excepcional ferramenta para os que atuam na fiscalização -, além de ser Presidente da ABPTRAN (Associação Brasileira de Profissionais do Trânsito), da qual tenho orgulho de fazer parte.

Sugere-se, a propósito do tema abordado no vídeo, a leitura do Capítulo XIII-A do Código de Trânsito Brasileiro, que trata da atividade de moto-frete e foi incluído pela Lei nº 12.009/09, além das Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito nº 219/07 (em vigor) e 356/10 (que a substituirá a partir de agosto de 2011).

(agradecimentos à amiga Irene Rios - do blog: http://educacaoparaotransitocomqualidade.blogspot.com/ - pela ajuda na postagem do vídeo).

Fonte: http://www.redetv.com.br/Video.aspx?124,28,169863,Entretenimento,Manha-Maior,Policial-Militar-da-dicas-para-a-seguranca-dos-motociclistas - Acesso em 13/02/2011

SÉRIE CIRCULANDO - PARTE 1/10

 Acima, um dos vídeos educativos - apresentação da série - que o CESVI BRASIL  (www.cesvibrasil.com.br)  produziu em parceria com a Divisão de Marketing – CCS – USP e a TV USP. Trata-se de uma série sobre segurança viária produzida em linguagem bem interessante, que serve, inclusive, como um bom material de apoio aos educadores de trânsito. Cada pequeno vídeo é suficiente para ensejar uma boa discussão.

O objetivo da série é estimular o público a rever o próprio comportamento nas vias, fornecendo elementos - informações e recomendações – para que assuma menos riscos, proporcionando um trânsito mais seguro para todos.

Ao todo são dez programas que, gradativamente, iremos postando.