"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

quinta-feira, 4 de abril de 2013

ASSASSINATOS NO TRÂNSITO: PROJETO DE LEI ENDURECE PUNIÇÃO PARA OS IRRESPONSÁVEIS


A vida dos irresponsáveis no trânsito tende a se complicar cada vez mais. A Câmara dos Deputados vai votar, na quarta-feira que vem, um projeto de lei do deputado federal Beto Albuquerque (PSB) que aumenta as penas em caso de morte causada por motoristas alcoolizados, praticando rachas ou por ultrapassagens em local proibido. Além disso, os acusados vão ser detidos, o que exclui a possibilidade de fiança. Hoje em dia, quem mata no trânsito pode pagar fiança. A pena aumenta, de cinco a 12 anos de prisão, nesses casos. Há, ao todo, seis mudanças no Código de Trânsito Brasileiro. A proposta, que surgiu de um pedido do Ministério Público, já tem acordo e o requerimento de urgência, já aprovado, tinha assinatura de todos os líderes partidários. “Existe uma verdadeira impunidade no Brasil. Alguém bêbado mata três pessoas e paga fiança e não pega cadeia. Queremos produzir a melhor proposta de um projeto que importa ao governo”, afirmou o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT).

Mesmo teor, já resolvido

Um projeto de lei do ex-deputado federal Pompeo de Mattos (PDT), com o mesmo teor, ia ser votado nesta semana, mas os líderes do governo descartaram a possibilidade e acabaram jogando a proposta no lixo. “Essa proposta está desatualizada. Muito do que ela propunha já foi resolvido com outras mudanças”, apontou Beto Albuquerque.

Fonte: Jornal do Comércio (com ajustes por parte deste blogueiro).

terça-feira, 2 de abril de 2013

MULHERES SAUDITAS AUTORIZADAS A USAR BICICLETA

Jerusalém - Proibidas de conduzir carros nas ruas do reino, as mulheres sauditas estão a partir de agora autorizadas a andar de bicicleta e de motorizadas, desde que estejam completamente cobertas pela vestimenta tradicional "abaya" e sob supervisão de um guardião masculino.

A notícia, divulgada nesta segunda-feira pelo jornal saudita "Al-Yawm", foi recebida com ironia pelos ativistas de direitos humanos no país.

"Não é para o transporte, é para a diversão", diz à Folha Zaki Safar.

"Não está relacionada com a questão da direção".

Safar foi um dos ativistas responsáveis pelo movimento Women2Drive, que, em 2011, levou mulheres sauditas aos volantes para desafiar a regra que as proíbe de conduzir, levando diversas delas a prisão.

A proibição de que mulheres dirijam carros, oficializada em 1990, tornou-se um dos exemplos de violação dos direitos das mulheres na monarquia saudita, que aplica uma interpretação conservadora da "Sharia", a lei islâmica, por exemplo, segregando homens e mulheres em espaços públicos.
As mulheres também não podem viajar para fora da Arábia Saudita sem a autorização de um homem da família ou de um tutor.

A permissão para conduzir bicicletas e motocicletas, como nota Safar, vale apenas para o entretenimento.

A direção deve ocorrer em áreas destinadas ao lazer e sob supervisão de um homem. Não está permitido que uma mulher use uma bicicleta como um meio de transporte.

"Mulheres estão livres para dirigir bicicletas em parques e diante do mar, entre outras áreas, desde que estejam vestindo-se modestamente, e um guardião masculino tem de estar presente para o caso de acidentes", disse ao "Al-Yawm" uma fonte do Comité para a Promoção da Virtude e a Prevenção do Vício.

As autoridades sauditas advertem as mulheres também para que evitem as regiões que sejam frequentadas por jovens, sob risco de serem alvos de assédio.

Os direitos femininos são um dos temas da tímida abertura saudita. O rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud ordenou que mulheres possam ser candidatas e eleitoras nas eleições municipais e que possam participar do conselho consultivo saudita.

Fonte: Agência Angola Press.

RÚSSIA: RICOS USAM AMBULÂNCIA COMO TÁXI PARA BURLAR FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO


A polícia de Moscou começou a investigar ambulâncias após receber denúncias de que veículos de emergência estavam sendo modificados e alugados para servir de táxi para empresários ricos que utilizavam a prioridade de locomoção delas para burlar os intensos engarrafamentos da capital russa, informa o site canadense National Post.
De acordo com o site, companhias anunciam na internet o aluguel de ambulância-táxis por 6 mil rublos (cerca de R$ 390) por hora. As publicidades prometem o uso da sirene para evitar o trânsito e entregar empresários em reuniões a tempo.
"Durante uma patrulha, um carro médico foi parado porque estava infringindo as leis de trânsito", disse um policial ao jornal local Izvestiy. "O motorista parecia estranho, e não se assemelhava a um motorista de ambulância. Os policiais abriram o veículo e viram que o interior estava decorado como uma limousine de luxo, com assentos confortáveis para transportar passageiros VIP", acrescentou o oficial.
Moscou enfrenta diariamente grandes engarrafamentos nos horários de deslocamento de ida e retorno do trabalho. As dificuldades de trânsito levaram o presidente Vladimir Putin a anunciar em outubro que passaria mais tempo trabalhando em sua residência de Novo-Ogarevo, nos arredores da capital, para evitar que a sua escolta provocasse ainda mais transtornos ao trânsito. Recentemente, o primeiro-ministro Dmitri Medvedev anunciou que passaria a andar mais de helicóptero. 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

VOLVO SEMPRE INOVANDO EM SEGURANÇA: CARRO QUE DETECTA CICLISTAS E PEDESTRES

Vídeo apresentando o novo pedonal e detecção de ciclista e pedestre com autofreio completo. A inovação consiste em uma unidade de radar integrada à grade do carro, uma câmera montada em frente do espelho retrovisor interior, e uma unidade de controle central. A câmera de alta resolução faz com que seja possível detectar o padrão de movimento de pedestres e ciclistas.O radar varre a área frontal do carro. Uma vez detectado um objeto, a câmera confirma se é veículo automotor, bicicleta ou pedestre e "mantém o olho" no objeto. Se a situação se torna crítica com risco de colisão em curso, o carro e ativa o poder de frenagem completa automaticamente. 

COMO MELHORAR A VISIBILIDADE AO DIRIGIR COM CHUVA


Na difícil missão de escrever todas as semanas, por mais de 40 anos, é sempre agradável receber sugestões inteligentes sobre o assunto trânsito, sobre o qual escrevo. Pois foi o que me aconteceu na semana que passou, quando me chegou, por e-mail, esta interessante e útil observação, com o título: “Como dirigir sob chuva forte”. Ei-lo, com o sub-título: Interessantíssimo!
Parece um conselho bastante útil.
Como conseguir boa visão ao dirigir sob chuva forte. Não se sabe o motivo, mas funciona muito bem quando chove muito. É sugestão de um policial que experimentou e confirmou. Também é útil em condução noturna. Nós, motoristas, ligamos os limpadores de para-brisas em velocidade rápida ou máxima durante chuvas pesadas, mas a visibilidade continua bastante ruim.
Se você enfrentar tal situação, ponha os óculos de sol (qualquer modelo serve). Parece um milagre! De repente, a visibilidade fica perfeita, como se não estivesse chovendo. Assim, mantenha sempre um par de óculos de sol no porta-luvas do carro para ter boa visão em caso de chuva. Você também pode salvar a vida de alguém, repassando esta informação. Experimente. É incrível!
Você ainda verá as gotas no para-brisa, mas não a lâmina de chuva. Você poderá ver onde a chuva salta para fora da estrada e os respingos dos pneus dos carros à sua frente. Esta pequena dica deveria ser incluída na formação do motorista. É excelente!
E termina com o conselho; “Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que lhe ensinam”. É por causa deste conselho final que me sinto feliz transmitindo, durante tantos anos, o que aprendi e que, agora sei.
Celso Franco, para o Jornal do Brasil

Ps.: este blogueiro ainda não testou a dica, mas irá testá-la na primeira oportunidade.


sábado, 30 de março de 2013

DE BICICLETA: SEMEANDO ÁRVORES E BONS EXEMPLOS

Coisas para fazer antes de morrer: escreva um livro, tenha um filho e plante uma árvore. O clássico trio de tarefas para tornar sua vida significativa e eternizar a sua pessoa é bonito e inspirador, mas nem todos seguem ao pé da letra essas divertidas “obrigações”.

Pois Henrique Lorenzi tem cumprido muito bem o último item: há 20 anos, planta árvores por São Paulo – e ele vai de bicicleta!

Explicamos: sobre duas rodas e com seus 66 anos de idade, o disposto Henrique busca locais com pouco verde. Podem ser avenidas ou quaisquer áreas carentes de uma planta, uma vida em meio à selva de pedras. Ele já plantou mais de mil mudas. Mil. Isso, mil.

Esse é o tipo de iniciativa a ser tomada como exemplo e inspiração. Movimentos como o Mão na Praça reúnem pessoas interessadas em revitalizar áreas verdes esquecidas na cidade. E não importa sua área de atuação: plantar faz bem. E combinemos, dá muito menos trabalho do que escrever um livro. Plante. Conviva.

Créditos para Movimento Conviva (http://www.movimentoconviva.com.br/site/). Imagem: reprodução/livegreentoronto.