"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

AÇÃO CONJUNTA RONDA E AMTQ



A reportagem foi gravada entre 15 e 20 de julho do ano em curso. Concluído o mês, constatou-se que foram recolhidos mais de 100 (cem) veículos irregulares no município de Quixeramobim, 46% deles motivados pela ausência de placa(s), implicando na apreensão de 5 (cinco) armas de fogo e na recuperação de 4 (quatro) veículos vinculados a furtos e/ou roubos. Não foi registrada nenhuma ocorrência de homicídio na cidade no mesmo período.

Fonte: TV DIÁRIO

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

DETRAN-CE: DADOS DA CNH E DO VEÍCULO PELA INTERNET A PARTIR DE HOJE


“Meu DETRAN” é o novo serviço eletrônico que o Detran disponibiliza a partir desta quarta-feira (10), para os usuários do sistema de trânsito (portadores de Carteira Nacional de Habilitação e proprietários de veículos). Com acesso pelo portal do órgão (www.detran.ce.gov.br), os usuários terão conhecimento dos seus dados sobre a sua CNH e seu veículo (ou veículos). Para isso, basta preencher o cadastro eletrônico.

Depois de enviar para o endereço eletrônico, o Detran encaminhará para o e-mail do usuário a sua senha para acessar ao sistema. Com isso, o usuário saberá quanto a sua CNH precisa ser renovada, com quantos pontos já tem em seu prontuário; e quando será o licenciamento do seu veículo, quais as multas que foram registradas, se o processo de transferência foi efetivado, etc. Posteriormente, esses dados serão encaminhados para o e-mail e para o telefone celular de quem autorizar.

Com o novo serviço, o usuário terá a comodidade de obter informações revelantes sobre o seu prontuário e não ser mais surpreendido com registro de multas ou pontuação na CNH. Assim, tomará mais cuidado para não completar os 20 pontos na carteira, e cumprir o período de 30 dias de suspensão do seu direito de dirigir (contados a partir da data em que entrega o documento na sede do Detran), após participar do curso de de reciclagem de 40 horas aula, durante 10 dias seguidos, sem direito a nenhuma falta.

O novo serviço foi desenvolvido pela equipe de informática do Detran, que passou a contar com o novo sistema de gerenciamento eletrônico do registro de veículos, chamado Getran, ao qual também já estavam sendo processados os dados dos serviços de habilitação. Foi no final do ano passado que o novo servidor passou a operar com os dados do setor de registro de veículos. O novo sistema eliminou os problemas constantes com a queda a rede, que foi registrado, com mais intensidade, ao longo do ano passado, para revolta dos usuários. De acordo com o órgão, atualmente, esses transtornos não mais acontecem no Detran.

Fonte: Jornal O ESTADO, 10.08.2011

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

TABOÃO DA SERRA-SP: A JARI MAIS TOLERANTE DO MUNDO!


Metade das multas de trânsito são anuladas em Taboão da Serra
"Eu não estava com celular, usava uma pulseirinha preta na mão esquerda", "pelo meu velocímetro não estava marcado velocidade acima do permitido" ou "talvez me excedido na velocidade, mas tenho pena conssiencia de que não vi a placa que marcava a velocidade determinada nesta avenida, conserteza si tivese visto teria reduzido a velocidade a determinado pela mesma" (sic).
Esses são exemplos de recursos aceitos para reverter multas de trânsito em Taboão da Serra (Grande São Paulo), onde até o prefeito, Evilásio Farias (PSB), teve uma infração por dirigir sem cinto de segurança anulada.

Enquanto a média de recursos deferidos na cidade de São Paulo é de 35%, segundo a Secretaria Municipal de Transportes, em Taboão esse índice é de 56%.

Uma investigação da Delegacia Seccional de Taboão da Serra, da Polícia Civil, aponta que entre janeiro de 2006 e abril deste ano, dos 12.651 recursos para reverter multas de trânsito na cidade, 7.080 foram aceitos, muitos a partir de pedido de políticos locais.

Com isso, Taboão deixou de recolher cerca de R$ 1 milhão com multas. A multa ao prefeito Farias era de R$ $ 127,69. As 5.571 indeferidas geraram R$ 893 mil para os cofres públicos.

Entre os beneficiados com os recursos deferidos sob suspeita, além do prefeito Farias, estão guardas municipais, vereadores, um delegado e policiais militares.

A investigação contra a Secretaria de Transportes de Taboão é a terceira parte da chamada Operação Cleptomania, que visa combater um esquema de corrupção na arrecadação de tributos.

Segundo a polícia, uma quadrilha formada por cerca de 60 pessoas (entre vereadores e funcionários e secretários municipais) cobrava 30% do que era devido de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e outros tributos para sumir com a dívida.

Para os investigadores, assim como no caso do IPTU, os recursos de multas de trânsito eram aceitos como forma de barganha política e de pagamento de propina. O cancelamento das multas também impede o acumulo de pontos na carteira de habilitação do motorista autuado.

O rombo causado pela fraude atribuída aos acusados ultrapassa R$ 10 milhões. Semana passada, 22 acusados de participar do esquema de fraude no IPTU que estavam presos foram soltos por ordem da Justiça.

A polícia já pediu à Justiça a decretação da prisão de 29 suspeitos (cinco são vereadores) de ligação com as possíveis fraudes para impedir o pagamento de multas.

OUTRO LADO

"Meu carro é como a casa da mãe Joana. Todo mundo usa. Não fiz recurso nenhum e preciso ir atrás disso. Não fiz pedido algum para abonar multa de carro meu. Uso um carro oficial e blindado", disse o prefeito de Taboão da Serra, Evilásio Farias. "Vou fazer uma pesquisa para saber o que aconteceu com o meu nome", continuou.

Claudinei Pereira dos Santos, ex-secretário Municipal de Transportes e Trânsito de Taboão e quem assinou a anulação da multa do prefeito Farias, disse que "não houve intenção de cancelar o auto de uma forma ilegal".

Segundo Santos, a anulação se deu por um erro no registro do modelo do carro do prefeito. Ele é dono de um Astra e a multa foi registrada como Vectra.

Sobre o índice de 56% de deferimento de recurso de multas em Taboão, Farias disse desconhecer os números e que acreditava que os cancelamentos de multas não ultrapassassem os 4%. "Estou surpreso com isso. Preciso averiguar o que acontece", disse Farias.

Fonte: FOLHA.COM, COTIDIANO. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/953886-metade-das-multas-de-transito-sao-anuladas-em-taboao-da-serra.shtml>, acesso em 08.08.2011

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

SERÁ ESTE MÊS: 1º SEMINÁRIO SOBRE MOBILIDADE URBANA E CIDADANIA - EM QUIXERAMOBIM-CE

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR!

O Seminário terá a duração de 16 horas, divididas nos dias 26 e 27 de agosto de 2011 e será realizado na cidade de Quixeramobim-CE, distando 224 quilômetros da capital Fortaleza. Os participantes receberão certificados emitidos pela EDUTRANEC (Educação para o Trânsito e Eventos Culturais) de Santa Catarina.

A participação será mediante inscrição e as vagas serão limitadas.

O valor da inscrição é R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), mediante depósito em conta, e cada participante receberá certificado e livros de autoria dos palestrantes:

“Trânsito no Brasil: desafios à efetivação do direito de ir e vir e permanecer vivo” (contendo o Código de Trânsito Brasileiro), de autoria do palestrante Luís Carlos Paulino
e
“Transitando com Segurança: educação para o trânsito” (acompanhado de um cd), de autoria da palestrante Irene Rios.

Para efetuar inscrição, entre em contato através dos e-mail's:
transitoseguro@hotmail.com
ou
treinamentos@edutranec.com
solicite ficha de inscrição, preencha devidamente e reenvie para um dos e-mail's citados. Após isso, lhes serão fornecidos dados de uma conta para depósito, a fim de que possa ser concluído o seu processo de inscrição.

Observações:

Os livros serão entregues no local do evento, por ocasião do início do Seminário.
Caso necessite obter mais informações, por gentileza envie um novo e-mail ou ligue: (88) 8119.6080 / (88) 8835.3864 / (88) 9665.7356 – Operadoras "VIVO" "OI" e "TIM", respectivamente.

Para quem deseja se hospedar no próprio local do evento – Hotel Veredas do Sertão, na cidade de Quixeramobim-Ceará -, o telefone de contato é (88) 3441.4745.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

PÉSSIMO EXEMPLO!


Três viaturas da Guarda Municipal de Fortaleza foram flagradas estacionadas em local proibido na rua Jorge Dumar, na altura do número 2000, bairro Montese. De acordo com o leitor do O POVO Online, que enviou a imagem, a cena é rotina no mesmo lugar, especialmente no período da manhã. Ainda segundo ele, ao lado há uma garagem da Prefeitura de Fortaleza. A foto foi feita no último domingo, 31, às 9 horas.

A Guarda Municipal de Fortaleza, por meio de sua assessoria de comunicação, informou ao O POVO Online que a Célula de Comando Operacional (Cecop) do órgão constatou que o local identificado na imagem trata-se do Departamento de Veículos e Oficina (DVO), vinculado à Prefeitura de Fortaleza.

O órgão defende que no local são prestados serviços como abastecimento de combustível, troca de óleo e lavagem. “Por isso, a grande frequência de viaturas e motos da Guarda, que muitas vezes abastece mais de uma vez ao dia”, esclarece em nota.

Entretanto, a justificativa da Guarda Municipal esbarra no artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, “os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados”.

AMC confirma irregularidade

Segundo informou ao O POVO Online a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), como os veículos estavam estacionados de forma irregular e não estavam a serviço, caracteriza uma infração de trânsito passível de multa.

Caso a irregularidade tivesse sido flagrada por agentes do órgão, as infrações teriam sido registradas. “O trabalho da AMC é fazer com que as leis de trânsito sejam cumpridas para tornar o fluxo de veículos mais seguro e penalizar os motoristas infratores, independente deles serem da gestão municipal”, informou a AMC, por meio de sua assessoria de comunicação.

Fonte: O POVO on line, 02.08.2011

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

QUEM TEM RAZÃO?


O espaço público de ruas e avenidas é alvo de disputa pelos fortalezenses. Motos e carros estampam a falta de cidadania quando não enxergam as necessidades alheias. Número de motocicletas cresceu duas vezes mais rápido que o de carros nos últimos 10 anos na Capital.

Abrigo para a maior frota nordestina, Fortaleza escapole carros e motocicletas pelo ladrão. O tempo dos afobos é quando o sujeito se locomove. A razão entre carros e motos da Capital caiu pela metade em uma década. Em 2001, eram cinco carros para cada moto. Hoje, são dois e meio. Os dois tipos de transporte privado sofreram boom nas ruas, mas o número de motocicletas cresceu duas vezes mais rápido. A situação revertida traz novos problemas à locomoção dentro da cidade, e submete os condutores a estresse e riscos.

Coabitantes do espaço público, motoristas e motociclistas destilam abusos uns aos outros à revelia do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – ainda muito omisso em regulamentação ao tráfego sobre duas rodas. Para o motociclista Jair Gregório, de 41 anos, o maior incômodo provocado pelo carro é a seta obsoleta. “Até susto derruba moto, imagina o carro girar com tudo na frente, sem aviso antes”, reclama o mototaxista.

A administradora de 28 anos, Ingrid Moura, mostra o outro lado da moeda: “Incomoda quando aparecem do nada, não tem como prever. Quando andam no corredor em grande velocidade, podem provocar acidentes”. O analista de sistemas Daniel Machado, de 22 anos, complementa: “E a versatilidade do veículo confunde o motoqueiro. Ele faz retorno proibido, avança preferencial. Quando se acidenta, ainda xinga o motorista”, destila magoado.

O sociólogo e escritor Eduardo Biavati, especialista em trânsito, aponta o prenúncio da indigestão: “Condutores de carros não foram treinados para identificar motocicletas. São pequenas, somem do campo de visão. Então dão impressão de atrapalhar o fluxo de veículos. Surgem rápido, são ágeis, e a maioria esmagadora dos motoristas não foi treinada para conviver com elas”.

As moto auto-escolas da Capital não têm obrigação legal no ensino voltado para boa convivência entre duas e quatro rodas. Norteados pela legislação, os instrutores de trânsito alertam para o cuidado do maior veículo com o menor (CTB, Artigo 29, inciso XII, segundo parágrafo). Confrontados com a realidade das ruas, pedem aos motociclistas mais prudência e alerta. Afinal, quando o acidente acontece, o maior prejudicado é o motociclista – esteja certo ou errado.

Velha Guarda
O mototaxista Raimundo Nonato Vasconcelos tem 55 anos, pilota moto há 30. Tem medo da condução: “O número de motos aumentou demais. Em 1980, quando o sinal ficava vermelho, você via duas, três motos juntas. Hoje, são dezenas por todos os lados”, relata o motociclista experiente. Quando o sinal abre, Raimundo espera as motos saírem na frente, só sai com a dele pouco depois, porque teme a queda em cadeia. “Os novatos são desastrados, imprudentes. Prefiro ficar longe disso”, pontua.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA
As pessoas detrás do volante e do guidão tendem à inimizade natural pelas ruas de Fortaleza. Crescentes em número e em estresse, estão deixadas à sorte dos bons-sensos, dadas a legislação omissa e a fiscalização insuficiente

CONHEÇA A LEI
O segundo parágrafo do inciso XII, artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, prevê:

“Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.”

Mas e quando o motociclista desrespeita as normas de circulação e conduta, e o carro precisa tomar decisão?

Fonte: Jornal O POVO, 01.08.2011

terça-feira, 26 de julho de 2011

PM DO PARÁ USA BÚFALOS PARA POLICIAMENTO NA ILHA DO MARAJÓ

A Polícia Militar do Pará está usando 12 búfalos para fazer o policiamento ostensivo em Soure, na Ilha do Marajó. Segundo o tenente-coronel Zildomar Sarubby do Nascimento, comandante do 8º Batalhão da PM na cidade, os búfalos são preferidos pelos policiais aos cavalos, por possuírem maior poder de tração para se locomoverem nas regiões pantaneiras da região.
“O búfalo é um animal que se adapta melhor no pântano, tem maior tração, consegue sair mais rápido das áreas alagadas. No Marajó, 60% das áreas são de mangue e, com o cavalo, a locomoção é difícil”, afirmou o comandante ao G1.

A PM possui em Soure uma Bufalaria, onde os animais são cuidados e passam por treinamento para atuar no policiamento. “Em áreas urbanas, o búfalo é usado de forma mais ostensiva, para transporte do policial. Ele é um animal mais forte, tem maior força para levar equipamentos mais pesados. Além disso, na região alagada, ele anda na mesma velocidade que nas ruas”, acrescenta o coronel.

O emprego do búfalo para o policiamento na cidade ocorreu de forma natural, pois a própria população usa o animal nas lidas diárias. “O povo usa os búfalos para tudo, levar pertences, puxar carroça, dentre outras coisas”, diz o oficial.

O animal começou a ser empregado com policiais em 1992, quando a PM tinha apenas quatro búfalos na Ilha do Marajó. Segundo o comandante, até hoje não houve acidentes.


“Temos policiais cuidando deles na Bufalaria e também contamos com uma parceria com o sindicato rural da cidade, que atua com veterinários e outros profissionais para nos ajudar no trato com os animais”, afirma Nascimento.

O comandante diz que a criminalidade na cidade é pequena. “Graças a Deus não temos crimes. A taxa de homicídios é praticamente zero. O que há são brigas de bar e desentendimentos de pescadores”, afirma ele.

Créditos: Tahiane Stochero Do G1, em São Paulo

segunda-feira, 25 de julho de 2011

TER CARTEIRA DE HABILITAÇÃO NÃO SIGNIFICA SER BOM MOTORISTA


Desinformado e mal-educado, o condutor brasileiro insiste em criar suas próprias regras e, por isso, causa acidentes

Estudo do Instituto Nacional de Segurança no Trânsito (INST) demonstra como o ser humano corre perigos que poderiam ser evitados se não fosse nossa teimosia em achar que o ruim só acontece com os outros.

O albatroz mergulha à velocidade que mais lhe convém para apanhar um peixe. O morcego dá guinchos ultrassônicos para descobrir se está perto ou longe de um obstáculo. Mas o homem, cujo organismo não tem nenhum velocímetro embutido, depende praticamente só dos olhos para calcular se corre perigo quando dirige seu automóvel. Diariamente, milhões de pacatos cidadãos ligam o motor do automóvel e saem de casa rumo a estatísticas, transformados em verdadeiros monstros atrás do volante. Por isso, diz o estudo: ter carteira de habilitação não significa ser bom motorista.

Por mais que se tenha esforçado nas aulas da autoescola, ao enfrentar o complicado trânsito da cidade ou mesmo uma estrada movimentada, o condutor precisa entender que a experiência ensina a dirigir melhor, mas o respeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, principalmente, ao próximo, é atitude cotidiana. Por esta razão, hoje, 25 de julho, o dia é do motorista, entretanto órgãos de trânsito aproveitam a data para conscientizar a sociedade da necessidade de restaurar a paz no trânsito. Na visão do presidente da Associação dos Psicólogos de Trânsito do Ceará, José Wagner Paiva, não existe cidadão educado somente para o trânsito, e sim para a vida. "Aí se inclui o respeito ao meio ambiente, às leis em geral e não querer levar vantagem em tudo", salienta.

A diretora da Escola de Educação para o Trânsito do Detran-CE, Ana Cláudia Reis Sales, destaca que educar e conscientizar a criança desde cedo é uma das saídas a longo prazo para reduzir as tristes estatísticas. Por isso, o órgão mantém uma escolinha para o futuro condutor. Por dia, 100 crianças são orientadas a serem bons motoristas.

Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE, edição de 25.07.2011