"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

LIMOEIRO DO NORTE REALIZA FÓRUM DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO


Limoeiro do Norte, no Ceará, realizou na quinta-feira, dia 16/02/2012, o 1º Fórum de Enfrentamento à Violência no Trânsito, ocasião em que, atendendo a convite da coordenação do evento, proferi palestra intitulada: "A CIDADE, O TRÂNSITO E OS DESAFIOS À EFETIVAÇÃO DO DIREITO DE IR E VIR E PERMANECER VIVO", conforme se observa na foto acima (slide-título).

Na ocasião, mais de cem pessoas participaram do fórum temático realizado no auditório da FAFIDAM (Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos). Ao fazer uso da palavra, o prefeito João Dilmar ressaltou a importância da assunção da responsabilidade legalmente atribuída ao município, mediante a criação de um departamento de trânsito (no caso, o "DEMUT"). Em seu discurso de abertura do evento, o gestor municipal enfatizou, ainda, o acerto da decisão de criar o DEMUT, implicando na redução significativa dos óbitos decorrentes de acidentes de trânsito, sobremaneira no que se refere aos sinistros envolvendo usuários de motocicletas.

Prefeito João Dilmar, no discurso de abertura do fórum
Capitão Osmar, Diretor do DEMUT de Limoeiro do Norte, apresentando estatísticas
De fato, compulsando-se as estatísticas do órgão de trânsito local, apresentadas no fórum pelo diretor do DEMUT, Capitão Osmar Nogueira de Oliveira, verifica-se que, não obstante um aumento significativo da frota veicular limoeirense, os acidentes não cresceram na mesma proporção. Mais importante: o número de vítimas fatais tem sido significativamente reduzido.

Ao final do evento, foram sorteados 10 (dez) capacetes motociclisticos da marca TAURUS. Os participantes foram surpreendidos com a louvável iniciativa dos organizadores do fórum, os quais, inclusive, optaram pela não divulgação antecipada do sorteio, como forma de não motivar a participação de pessoas no evento com o fim único de concorrer a prêmios.


A avaliação final que se faz é de que foi um evento muito proveitoso! Bem organizado, prestigiado por um público qualificado (representantes do CDL, integrantes do Programa Ronda da PMCE, educadores, profissionais da saúde, agentes de trânsito etc.). Parabeniza-se, com este post, os organizadores diretos do 1º Fórum de Enfrentamento à Violência no Trânsito do município de Limoeiro do Norte-CE, nas pessoas do Capitão Osmar e da proficiente Fátima (vinculada à secretaria municipal da saúde), sem esquecer do entusiamado prefeito João Dilmar, o qual demonstrou com suas colocações abalizadas ser mais um estudioso do tema gestão do trânsito.

Fátima, uma das organizadoras do evento: consciente de que a violência no trânsito impacta fortemente a estrutura da saúde pública



Observação: clique sobre as fotos, caso deseje ampliá-las.

SE TIVER INTERESSE EM LEVAR ESSA PALESTRA PARA A SUA CIDADE, ENTRE EM CONTATO (VER ÚLTIMO SLIDE AMPLIADO).

5 comentários:

  1. Parabenizo a todos os organizadores pela a oportunidade de ter em nossa cidade um FORUM para a tomada de iniciativa de enfrentamento a violencia no transito. E em especial a Secretaria Municipal de Saude pela organização valeu!!!!
    Rosa Aurenir

    ResponderExcluir
  2. O FORUM de enfrentamento a violencia no transito de Limoeiro do Norte, realizado em 16 de Fevereiro de 2012, foi um sucesso. Obrigada pela presença de todos os que compareceram ao mesmo e a todos os colaboradores.Evidente que foi notorio a repercussão na região do vale.
    Fatima Santos.

    ResponderExcluir
  3. Essa primeira conferência , sobre enfrentamento a violência no trânsito, mostra a responsabilidade do Prefeito , das Autoridades, com a preocupação de todo seguimento da sociedade, principalmente a Saúde, porque trânsito é saúde e a prevenção do trânsito gera menos acidente. E se tem menos acidente, tem nenos pessoas com traumas. Pa r a b é n s a todo grupo que promoveu esse FORUM.

    Gisélia Cardoso

    ResponderExcluir
  4. Meus agradecimentos à Rosa Aurenir, à Giselia Cardoso (pelas visitas a este blog e peloos coerentes comentários postados) e, em especial, à amiga Fátima, pela excelente recepção que me proporcionou em Limoeiro do Norte, juntamente com o atenciosíssimo Capitão Osmar e demais pessoas da Administração Municipal. Forte abraço e que possamos avançar na missão de humanizar o trânsito!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à organização do evento!!! Parabéns ao município de Limoeiro do Norte!!!

    ResponderExcluir