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Fonte: PORTAL G1
"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
PEC 300 - A PASSOS DE TARTARUGA
Há muito tempo ouvimos falar: “os traficantes fazem o papel do estado no Rio de Janeiro” e agora com o trabalho realizado pelas Policias e Forças Armadas, estamos vendo alguns resultados que colocam por terra tal afirmação. O último balanço divulgado em 03/12 pela Policia Civil do Rio de Janeiro revelam que em 12 dias de confrontos, incluindo as invasões da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão foram apreendidas 518 armas, sendo 200 pistolas, 140 fuzis, 73 revólveres, 35 metralhadoras, 34 espingardas e 18 submetralhadoras, alem de 38 granadas e seis bombas artesanais. O total de drogas apreendidas foi de 34, 194 toneladas, sendo 33,8 toneladas de maconha, 313,9 quilos de cocaína, 54 quilos de crack e 1,9 quilo de haxixe, além de 108 litros de cloreto de etila, usado para fazer lança-perfume. A outra “guerra” enfrentada pelo Poder Público revela que até sexta-feira (03), 555 toneladas de lixo foram coletadas, 210,72 toneladas de massa asfáltica para recuperação da pavimentação foram utilizadas, 891 buracos foram fechados, 977 metros de galerias de águas pluviais foram desobstruídos, 1473 lâmpadas foram substituídas e 676 novos metros de cabos elétricos foram instalados. A população que vivia em um clima de terror agora vive um clima de “paz” dentro de uma operação de “guerra”, aplaudindo e agradecendo a operação desencadeada pelo Estado em conjunto com a União; imaginem a sensação que irão sentir com o inicio da segunda etapa das operações após o termino da primeira. Também os dizeres: “o estado já perdeu o controle no Rio de Janeiro” foi por terra, a receita esta ai, é a união das forças estaduais e federais no combate ao crime, bastando por em prática em todo o território nacional, os resultados mostram que é perfeitamente possível a realização de uma ofensiva contra o crime a nível nacional, desarticulando suas lideranças e estabilizando os locais mais afetados com segurança, saúde e educação. Não é necessário ser um profundo conhecedor para enfrentar o crime e sim necessário ser um estrategista para combatê-lo, sendo o profundo conhecedor necessário para evitá-lo e o que estamos vendo é uma grande estratégia militar para a retomada dos territórios invadidos pelos criminosos. O Poder Público, dando continuidade nos trabalhos e investindo na área de segurança pública, não só com inovações, treinamentos e equipamentos, mas principalmente investir no que de mais valioso uma instituição pode ter que é o ser humano, salários dignos, treinamento e com uma política forte de combate a corrupção não haverá espaço para a marginalidade tomar as proporções vistas em nosso País; A aprovação de um piso salarial (PEC300) para os Policiais e Bombeiros do Brasil é sem sombra de dúvidas o primeiro passo, não adianta querer construir auto-estrada para trafegar com carro de boi!
Fonte: COMUNIDADE POLICIAIS E BOMBEIROS DO BRASIL
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
DETRAN DO DF VAI EXPERIMENTAR NOVO MODELO DE FAIXA DE PEDESTRE
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE
Quase 15 anos depois do lançamento da campanha Paz no Trânsito, que transformou Brasília na capital do respeito ao pedestre, a cidade será mais uma vez pioneira no assunto. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autorizou o Governo do Distrito Federal a construir de forma experimental um novo modelo de faixa. O ponto de travessia tem pintura diferenciada, novo sistema de visualização e de sinalização. Com as alterações, o Departamento de Trânsito do DF espera reduzir o número de atropelamentos. No ano passado, 12 pessoas morreram sobre as faixas — o maior número desde 1997.
Os cinco primeiros pontos a receber a novidade ficam no centro da cidade, no Sudoeste e em Taguatinga. Os técnicos do Detran começam a fazer as alterações a partir desta segunda-feira. Se o trabalho trouxer bons resultados, o governo federal poderá até alterar o Código Brasileiro de Trânsito para tornar obrigatórios os novos itens de segurança. Depois do teste, o novo modelo de faixa também deve ser levado a outros pontos do Distrito Federal.
As travessias experimentais têm pintura diferenciada, que começa 16 metros antes da faixa. A demarcação sobre o asfalto será feita em zigue-zague, ao contrário das pinturas retas de hoje. A essa mesma distância, será instalada uma placa de sinalização que alerta para a proibição de parar e estacionar na área da travessia. Ao lado da faixa, uma outra placa, desta vez amarela, vai indicar aos motoristas que ali começa a área de travessia.
O diretor-geral do Detran-DF, Francisco Araújo Saraiva, explica que o objetivo do projeto é melhorar a visibilidade. “Queremos ajudar o condutor a ver as faixas. Grande parte dos acidentes acontece porque os motoristas não perceberam a presença do pedestre”, justifica o diretor do órgão. “A nova engenharia, com a pintura em ziguezague, vai funcionar como um alerta para a proximidade do ponto de travessia. Assim, o condutor automaticamente vai reduzir a velocidade”, acrescenta.
Outra novidade do projeto é a delimitação de uma área às margens das faixas, que será pintada de vermelho sobre o pavimento. O local terá quatro metros de comprimento e a largura será variável, de acordo com a calçada existente. Com isso, o Detran quer evitar casos em que os pedestres estão caminhando próximo à faixa, mas não querem atravessar, confundindo os motoristas. Cada faixa repaginada vai custar cerca de R$ 5 mil. O custo maior é a para a colocação de tachões de led, visíveis a longa distância. Com a futura expansão da tecnologia para todas as 4 mil travessias do DF, esse valor deve baixar muito.
Para o diretor-geral do Detran, essa é mais uma medida para reduzir os riscos de acidentes fatais envolvendo quem anda a pé. “Com a mudança, a ideia é que o pedestre só pise nessa área vermelha se de fato quiser atravessar a rua”, diz Francisco Saraiva. Ainda assim, a orientação é que o pedestre dê sinal, balançando o braço antes de passar e aguardando a parada completa de todos os veículos antes de começar a travessia.
Campanha
A primeira faixa no novo modelo será pintada entre os setores Hoteleiro e Comercial Sul, ao lado do Hotel Bonaparte. No local, é comum ver condutores ignorarem as pessoas que querem cruzar a rua. Com a mudança de engenharia, o Detran também quer retomar a campanha de respeito aos pedestres e às faixas. “Fizemos um levantamento nessa primeira faixa que mostra que, em 72% dos casos, o primeiro ou no máximo o segundo motorista para quando o pedestre faz o sinal. Mas queremos que esse número chegue a 100%, para reduzirmos ao máximo os riscos de atropelamento”, justifica a diretora de Estatística do Detran-DF, Rita Speziale.
Logo depois da faixa vizinha ao Setor Hoteleiro, o Departamento de Trânsito fará mudanças também na travessia em frente ao Hemocentro de Brasília, que fica na via N3, no início da Asa Norte. A 1ª Avenida do Sudoeste também receberá uma faixa experimental, na altura da CLSW 302. Em frente à sede do Detran, na Via Epaa, haverá a construção da quarta travessia. Por último, as equipes de engenharia vão trabalhar na Rodovia DF-001, na altura do Pistão Norte. Nesse último caso, as ações serão feitas em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem, já que se trata de uma pista sob a jurisdição do DER.
Estatística
De janeiro a outubro deste ano, 364 pessoas perderam a vida nas ruas da capital e, dessas, 124 foram atropeladas, o que equivale a quase 35% das vítimas. Agosto de 2010 foi o mês mais violento dos últimos seis anos, com 53 acidentes fatais e 55 mortes no trânsito.
APROVAÇÃO DE QUEM ANDA A PÉ
Os pedestres aprovaram as mudanças e esperam que as intervenções tornem as travessias ainda mais seguras. O bancário Ubiratan Matos, 53 anos, trabalha no Setor Comercial Sul, próximo ao local da primeira faixa experimental. Ele conta que, muitas vezes, os motoristas ignoram as pessoas que querem atravessar a rua. “A maioria respeita, mas alguns aceleram e quase passam por cima da gente”, reclama o bancário. “Acho que qualquer mudança é bem-vinda, caso seja para aumentar a segurança”, acrescenta.
A operadora de telemarketing Bianca Brito dos Santos, 20 anos, tem a mesma opinião. “Eu só passo na faixa quando vejo que todos os carros já pararam. Uma vez, quase fui atropelada porque já estava atravessando a rua e, de repente, veio um motorista a toda velocidade que não conseguiu parar”, relembra Bianca.
O diretor de Educação do Detran, Silvaim Fonseca, diz que uma das medidas mais importantes da nova faixa é a colocação de sinais alertando para a proibição de parar e estacionar. Isso porque muitos motoristas aproveitam a travessia para fazer embarque ou desembarque de passageiros. “Isso confunde os condutores. Às vezes, acontece de o motorista achar que o carro da frente parou só para o desembarque de pessoas e não parar, causando atropelamentos”, explica Fonseca. O governo vai fiscalizar com rigor e multar todos os veículos que estiverem estacionados ou parados, mesmo que momentaneamente, na área das faixas.
Fonseca também se lembra de outra estatística importante, que pode ser reduzida com a implantação das novas faixas. “Cerca de 70% dos atropelamentos sobre as faixas foram causados quando já havia um carro parado”, acrescenta
Relatório A cada 90 dias, o Detran terá que enviar um relatório ao Departamento Nacional de Trânsito, com detalhes sobre a implantação das novas faixas. É com base nessas informações que o governo federal vai decidir se as formas de pintura sobre o asfalto são de fato eficazes para a redução dos atropelamentos fatais para, então, expandir a iniciativa para todo o Brasil.
Para o engenheiro José Eduardo Daros, presidente da Associação Brasileira de Pedestres, qualquer iniciativa para aumentar a segurança das travessias e reduzir os riscos de acidente é positiva. Mas ele lembra que o Código Brasileiro de Trânsito já tem vários instrumentos, que muitas vezes não são aplicados. “Ser pedestre é uma condição do ser humano. Mas há uma ausência muito séria de cidadania”, critica o especialista. “Outra medida importante em Brasília seria a redução da velocidade em vias arteriais. Isso reduz as chances de acidente e, em caso de atropelamento, diminui a gravidade das lesões”, acrescenta Daros. (HM)
Quase 15 anos depois do lançamento da campanha Paz no Trânsito, que transformou Brasília na capital do respeito ao pedestre, a cidade será mais uma vez pioneira no assunto. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autorizou o Governo do Distrito Federal a construir de forma experimental um novo modelo de faixa. O ponto de travessia tem pintura diferenciada, novo sistema de visualização e de sinalização. Com as alterações, o Departamento de Trânsito do DF espera reduzir o número de atropelamentos. No ano passado, 12 pessoas morreram sobre as faixas — o maior número desde 1997.
Os cinco primeiros pontos a receber a novidade ficam no centro da cidade, no Sudoeste e em Taguatinga. Os técnicos do Detran começam a fazer as alterações a partir desta segunda-feira. Se o trabalho trouxer bons resultados, o governo federal poderá até alterar o Código Brasileiro de Trânsito para tornar obrigatórios os novos itens de segurança. Depois do teste, o novo modelo de faixa também deve ser levado a outros pontos do Distrito Federal.
As travessias experimentais têm pintura diferenciada, que começa 16 metros antes da faixa. A demarcação sobre o asfalto será feita em zigue-zague, ao contrário das pinturas retas de hoje. A essa mesma distância, será instalada uma placa de sinalização que alerta para a proibição de parar e estacionar na área da travessia. Ao lado da faixa, uma outra placa, desta vez amarela, vai indicar aos motoristas que ali começa a área de travessia.
O diretor-geral do Detran-DF, Francisco Araújo Saraiva, explica que o objetivo do projeto é melhorar a visibilidade. “Queremos ajudar o condutor a ver as faixas. Grande parte dos acidentes acontece porque os motoristas não perceberam a presença do pedestre”, justifica o diretor do órgão. “A nova engenharia, com a pintura em ziguezague, vai funcionar como um alerta para a proximidade do ponto de travessia. Assim, o condutor automaticamente vai reduzir a velocidade”, acrescenta.
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Para ver melhor: Os técnicos farão uma pintura em forma de zigue-zague e colocarão mais placas de sinalização |
Para o diretor-geral do Detran, essa é mais uma medida para reduzir os riscos de acidentes fatais envolvendo quem anda a pé. “Com a mudança, a ideia é que o pedestre só pise nessa área vermelha se de fato quiser atravessar a rua”, diz Francisco Saraiva. Ainda assim, a orientação é que o pedestre dê sinal, balançando o braço antes de passar e aguardando a parada completa de todos os veículos antes de começar a travessia.
Campanha
A primeira faixa no novo modelo será pintada entre os setores Hoteleiro e Comercial Sul, ao lado do Hotel Bonaparte. No local, é comum ver condutores ignorarem as pessoas que querem cruzar a rua. Com a mudança de engenharia, o Detran também quer retomar a campanha de respeito aos pedestres e às faixas. “Fizemos um levantamento nessa primeira faixa que mostra que, em 72% dos casos, o primeiro ou no máximo o segundo motorista para quando o pedestre faz o sinal. Mas queremos que esse número chegue a 100%, para reduzirmos ao máximo os riscos de atropelamento”, justifica a diretora de Estatística do Detran-DF, Rita Speziale.
Logo depois da faixa vizinha ao Setor Hoteleiro, o Departamento de Trânsito fará mudanças também na travessia em frente ao Hemocentro de Brasília, que fica na via N3, no início da Asa Norte. A 1ª Avenida do Sudoeste também receberá uma faixa experimental, na altura da CLSW 302. Em frente à sede do Detran, na Via Epaa, haverá a construção da quarta travessia. Por último, as equipes de engenharia vão trabalhar na Rodovia DF-001, na altura do Pistão Norte. Nesse último caso, as ações serão feitas em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem, já que se trata de uma pista sob a jurisdição do DER.
Estatística
De janeiro a outubro deste ano, 364 pessoas perderam a vida nas ruas da capital e, dessas, 124 foram atropeladas, o que equivale a quase 35% das vítimas. Agosto de 2010 foi o mês mais violento dos últimos seis anos, com 53 acidentes fatais e 55 mortes no trânsito.
APROVAÇÃO DE QUEM ANDA A PÉ
Os pedestres aprovaram as mudanças e esperam que as intervenções tornem as travessias ainda mais seguras. O bancário Ubiratan Matos, 53 anos, trabalha no Setor Comercial Sul, próximo ao local da primeira faixa experimental. Ele conta que, muitas vezes, os motoristas ignoram as pessoas que querem atravessar a rua. “A maioria respeita, mas alguns aceleram e quase passam por cima da gente”, reclama o bancário. “Acho que qualquer mudança é bem-vinda, caso seja para aumentar a segurança”, acrescenta.
A operadora de telemarketing Bianca Brito dos Santos, 20 anos, tem a mesma opinião. “Eu só passo na faixa quando vejo que todos os carros já pararam. Uma vez, quase fui atropelada porque já estava atravessando a rua e, de repente, veio um motorista a toda velocidade que não conseguiu parar”, relembra Bianca.
O diretor de Educação do Detran, Silvaim Fonseca, diz que uma das medidas mais importantes da nova faixa é a colocação de sinais alertando para a proibição de parar e estacionar. Isso porque muitos motoristas aproveitam a travessia para fazer embarque ou desembarque de passageiros. “Isso confunde os condutores. Às vezes, acontece de o motorista achar que o carro da frente parou só para o desembarque de pessoas e não parar, causando atropelamentos”, explica Fonseca. O governo vai fiscalizar com rigor e multar todos os veículos que estiverem estacionados ou parados, mesmo que momentaneamente, na área das faixas.
Fonseca também se lembra de outra estatística importante, que pode ser reduzida com a implantação das novas faixas. “Cerca de 70% dos atropelamentos sobre as faixas foram causados quando já havia um carro parado”, acrescenta
Relatório A cada 90 dias, o Detran terá que enviar um relatório ao Departamento Nacional de Trânsito, com detalhes sobre a implantação das novas faixas. É com base nessas informações que o governo federal vai decidir se as formas de pintura sobre o asfalto são de fato eficazes para a redução dos atropelamentos fatais para, então, expandir a iniciativa para todo o Brasil.
Para o engenheiro José Eduardo Daros, presidente da Associação Brasileira de Pedestres, qualquer iniciativa para aumentar a segurança das travessias e reduzir os riscos de acidente é positiva. Mas ele lembra que o Código Brasileiro de Trânsito já tem vários instrumentos, que muitas vezes não são aplicados. “Ser pedestre é uma condição do ser humano. Mas há uma ausência muito séria de cidadania”, critica o especialista. “Outra medida importante em Brasília seria a redução da velocidade em vias arteriais. Isso reduz as chances de acidente e, em caso de atropelamento, diminui a gravidade das lesões”, acrescenta Daros. (HM)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
AINDA SOBRE SALÁRIO E (DES)VALORIZAÇÃO DO POLICIAL
O jornal DIÁRIO DO NORDESTE de hoje, 25/11/2010, traz reportagem acerca de discussões ocorridas na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará sobre o tema (des)valorização do policial, enfatizando a questão da PEC 300, anseio maior da categoria.
Abaixo, íntegra da matéria:
A demora na votação da proposta de emenda à Constituição brasileira para beneficiar policiais motiva protestos
O deputado Ely Aguiar (PSDC) reclamou, ontem, durante pronunciamento na Assembleia, que após o período das eleições o Governo Federal deixa claro que não vai apenas procrastinar a votação da PEC 300 (Proposta de Emenda Constitucional), mas "implodir". "Mais uma vez os policiais são enganados. O tempo está passando e a gente espera uma postura correta dos nossos parlamentares em Brasília com a aprovação dessa matéria tão importante", ressaltou.
A PEC 300 propõe unificar os salários dos policiais e bombeiros de todo o País, tendo como base a mais alta remuneração em vigor, que é a do Distrito Federal. Segundo Ely Aguiar, foi compromisso feito pelos parlamentares no Congresso Nacional de levar a mensagem para votação, lembrando que ela já foi votada em primeiro turno.
O deputado aponta que agora o discurso do Governo Federal é que União e Estados não têm condições de arcar com o piso nacional para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, entretanto ele acredita que há sim recursos para isso. "Taí o Bolsa Família que atende as pessoas que não produzem e estão desempregadas. Nesta campanha nós tivemos a promessa da Dilma de aumentar o Bolsa e tivemos a promessa do Serra de criar o 13º para o Programa, então tem dinheiro", conclui.
O deputado disse não acreditar que possa ser feita uma segurança pública de qualidade sem garantir salário digno ao policial seja ele civil ou militar. A exemplo do Ceará, Ely Aguiar diz haver 300 policiais suspeitos em participar de crimes, lembrando que dois policias foram preso acusados de darem apoio logístico a uma quadrilha que entrou no Ceará. "E o Governo ainda quer negar salário digno aos policiais", criticou.
O líder do Governo na Assembleia, deputado Nelson Martins (PT), ponderou que nenhum governador é contra que se pague melhores salários aos policiais. Ele lembra que o governador Cid Gomes teve a preocupação de criar gratificação para o policiamento ostensivo, que varia de R$ 400,00 a R$ 800,00.
O deputado que o governador não é contra o Estado receber recursos vindo do Governo Federal para pagar o salário dos policiais, contudo, indica ser preciso discutir de onde a União vai tirar essa verba. "Nesse sentido a presidente eleita Dilma Rousseff, disse que vai fazer uma reunião com todos os governadores para tratar de saúde e segurança. Tem que se procurar com recurso para a saúde e também para a segurança", esclareceu o líder.
Abaixo, íntegra da matéria:
A demora na votação da proposta de emenda à Constituição brasileira para beneficiar policiais motiva protestos
O deputado Ely Aguiar (PSDC) reclamou, ontem, durante pronunciamento na Assembleia, que após o período das eleições o Governo Federal deixa claro que não vai apenas procrastinar a votação da PEC 300 (Proposta de Emenda Constitucional), mas "implodir". "Mais uma vez os policiais são enganados. O tempo está passando e a gente espera uma postura correta dos nossos parlamentares em Brasília com a aprovação dessa matéria tão importante", ressaltou.
A PEC 300 propõe unificar os salários dos policiais e bombeiros de todo o País, tendo como base a mais alta remuneração em vigor, que é a do Distrito Federal. Segundo Ely Aguiar, foi compromisso feito pelos parlamentares no Congresso Nacional de levar a mensagem para votação, lembrando que ela já foi votada em primeiro turno.
O deputado aponta que agora o discurso do Governo Federal é que União e Estados não têm condições de arcar com o piso nacional para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, entretanto ele acredita que há sim recursos para isso. "Taí o Bolsa Família que atende as pessoas que não produzem e estão desempregadas. Nesta campanha nós tivemos a promessa da Dilma de aumentar o Bolsa e tivemos a promessa do Serra de criar o 13º para o Programa, então tem dinheiro", conclui.
O deputado disse não acreditar que possa ser feita uma segurança pública de qualidade sem garantir salário digno ao policial seja ele civil ou militar. A exemplo do Ceará, Ely Aguiar diz haver 300 policiais suspeitos em participar de crimes, lembrando que dois policias foram preso acusados de darem apoio logístico a uma quadrilha que entrou no Ceará. "E o Governo ainda quer negar salário digno aos policiais", criticou.
O líder do Governo na Assembleia, deputado Nelson Martins (PT), ponderou que nenhum governador é contra que se pague melhores salários aos policiais. Ele lembra que o governador Cid Gomes teve a preocupação de criar gratificação para o policiamento ostensivo, que varia de R$ 400,00 a R$ 800,00.
O deputado que o governador não é contra o Estado receber recursos vindo do Governo Federal para pagar o salário dos policiais, contudo, indica ser preciso discutir de onde a União vai tirar essa verba. "Nesse sentido a presidente eleita Dilma Rousseff, disse que vai fazer uma reunião com todos os governadores para tratar de saúde e segurança. Tem que se procurar com recurso para a saúde e também para a segurança", esclareceu o líder.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
CURSO GESTÃO DE TRÂNSITO
Estou participando de um curso em Fortaleza (GESTÃO DE TRÂNSITO), no auditório da Faculdade CDL, desta capital. Assim, por conta da correria, tempo meio curto para atualizar o blog. Mas... para que serve mesmo um blog desatualizado?
Assim, honrando o compromisso de fazer as postagens com relativa frequência, faço aqui uma breve análise do resultado do feriadão, com ênfase no Estado do Ceará. O que vimos foi a confirmação da tragédia anunciada (evidenciadas nas alarmantes estatísticas produzidas) o que, inclusive, já virou lugar comum após esses períodos de recesso das atividades laborais que ocorrem em benefício de algumas categorias profissionais (outros, como no caso dos policiais, bombeiros, agentes de fiscalização, socorristas e o pessoal da área de saúde etc.) acabam tendo até um verdadeiro acréscimo nas demandas impostas às suas profissões. Acidentes, agressões e outras fatalidades acabaram por provocar muitas mortes e, ainda, um número bem elevado de pessoas lesionadas. O trânsito, mais uma vez, "campeoníssimo!", para nossa tristeza. Eis o desafio diário que se apresenta a todos que atuam na área do trânsito, seja através da educação, da operação/fiscalização ou nas intervenções de engenharia.
Em tempo: me abstenho de reproduzir aqui as estatísticas, pois, até onde pesquisei e comparei, as do órgão "A" não batem com as do órgão "B", que, por sua vez, diferem das apresentadas pela instituição "C"...
Assim, honrando o compromisso de fazer as postagens com relativa frequência, faço aqui uma breve análise do resultado do feriadão, com ênfase no Estado do Ceará. O que vimos foi a confirmação da tragédia anunciada (evidenciadas nas alarmantes estatísticas produzidas) o que, inclusive, já virou lugar comum após esses períodos de recesso das atividades laborais que ocorrem em benefício de algumas categorias profissionais (outros, como no caso dos policiais, bombeiros, agentes de fiscalização, socorristas e o pessoal da área de saúde etc.) acabam tendo até um verdadeiro acréscimo nas demandas impostas às suas profissões. Acidentes, agressões e outras fatalidades acabaram por provocar muitas mortes e, ainda, um número bem elevado de pessoas lesionadas. O trânsito, mais uma vez, "campeoníssimo!", para nossa tristeza. Eis o desafio diário que se apresenta a todos que atuam na área do trânsito, seja através da educação, da operação/fiscalização ou nas intervenções de engenharia.
Em tempo: me abstenho de reproduzir aqui as estatísticas, pois, até onde pesquisei e comparei, as do órgão "A" não batem com as do órgão "B", que, por sua vez, diferem das apresentadas pela instituição "C"...
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
FERIADÃO CHEGANDO - PARA QUEM PRETENDE VIAJAR...
A Polícia Rodoviária Estadual inicia, hoje, às 16h, operação nas rodovias, que só deve terminar às 7h do dia 16
Para o feriado prolongado da Proclamação da República, serão intensificadas as fiscalizações nas principais rodovias cearenses que dão acesso aos litorais leste e oeste. O foco das fiscalizações fixas será a Lei Seca. Para controlar as infrações envolvendo bebida alcoólica, as ações contarão com bafômetros, aparelhos que atestam o índice de alcoolemia do condutor. As penalidades variam da suspensão de permissão para dirigir e multa a prisão em flagrante.
O reforço vai acontecer nas avenidas Washington Soares, Senador Carlos Jereissati, Sebastião de Abreu e Maestro Lisboa, que são rodovias estaduais que passam por vias urbanas, aquelas com maior fluxo de veículos e número expressivo de acidentes, serão intensificadas.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) inicia, hoje, às 16h, operação nas estradas que prossegue até as 7h do dia 16. Blitze fixas, que são as barreiras com cones, e móveis, por meio de viaturas para abordar os veículos que cometem infrações que resultam em acidentes, serão realizadas no período.
A PRE vai disponibilizar 390 policiais militares, 30 viaturas, além de equipes em 32 motos. Já o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) vai reforçar as blitze, sobretudo nas praias, para fiscalizar a utilização de bugues, veículos tracionados e quadriciclos a fim de evitar que trafeguem em locais com fluxo de banhistas.
Cadeirinha
Além disso, o coronel Túlio Studart, da PRE, acrescentou que será intensificada a fiscalização ao transporte de crianças, por conta da lei da cadeirinha que entrou em vigor neste ano, e do uso do cinto de segurança.
De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Danilo Lima, a preocupação é com o número de acidentes fatais. Estima-se que por volta de 100 mil veículos deixem a cidade neste feriadão da Proclamação da República.
Fonte: JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE, 12/11/2010
Para o feriado prolongado da Proclamação da República, serão intensificadas as fiscalizações nas principais rodovias cearenses que dão acesso aos litorais leste e oeste. O foco das fiscalizações fixas será a Lei Seca. Para controlar as infrações envolvendo bebida alcoólica, as ações contarão com bafômetros, aparelhos que atestam o índice de alcoolemia do condutor. As penalidades variam da suspensão de permissão para dirigir e multa a prisão em flagrante.
O reforço vai acontecer nas avenidas Washington Soares, Senador Carlos Jereissati, Sebastião de Abreu e Maestro Lisboa, que são rodovias estaduais que passam por vias urbanas, aquelas com maior fluxo de veículos e número expressivo de acidentes, serão intensificadas.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) inicia, hoje, às 16h, operação nas estradas que prossegue até as 7h do dia 16. Blitze fixas, que são as barreiras com cones, e móveis, por meio de viaturas para abordar os veículos que cometem infrações que resultam em acidentes, serão realizadas no período.
A PRE vai disponibilizar 390 policiais militares, 30 viaturas, além de equipes em 32 motos. Já o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) vai reforçar as blitze, sobretudo nas praias, para fiscalizar a utilização de bugues, veículos tracionados e quadriciclos a fim de evitar que trafeguem em locais com fluxo de banhistas.
Cadeirinha
Além disso, o coronel Túlio Studart, da PRE, acrescentou que será intensificada a fiscalização ao transporte de crianças, por conta da lei da cadeirinha que entrou em vigor neste ano, e do uso do cinto de segurança.
De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Danilo Lima, a preocupação é com o número de acidentes fatais. Estima-se que por volta de 100 mil veículos deixem a cidade neste feriadão da Proclamação da República.
Fonte: JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE, 12/11/2010
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